OLHARES AUSENTES NA POLÍTICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: MULTIDISCIPLINARIDADE E MULTIRREFERENCIALIDADE

Célia Maria David, Ivani de Lourdes Oliveira, Juliana da Silveira Roque

Resumo


Desenvolvemos pesquisa na região de Franca-SP, referente à Política Pública Curricular do Sistema Estadual Paulista. Objetivamos compreender causas do fracasso escolar de parte deste sistema que gira em média de 40%, propondo medidas de reversão. Trata-se de pesquisa ancorada multirreferncialidade, sobre resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento do Estado de São Paulo. Propomos alterações com base em aportes multidisciplinares.

Palavras-chave


Políticas públicas educacionais. Currículo. Neurociências

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Leonardo Carneiro de. Fundamentos de neurociência e do comportamento. Disponível em: Acesso em: 6 dez. 2015.

ARRETCHE, Marta. Estudo pensamento e criação. Campinas: UNICAMP, 2005.

BAPTISTA, Tatiana Wargas de Faria; REZENDE, Mônica de. A ideia de ciclo na análise de políticas públicas. In: ______; MATTOS, Rubens Araújo. (Orgs.). Caminhos para análise das políticas de saúde. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social/FAPERJ, 2011. Disponível em: < http://www.ims.uerj.br/ccaps/wp-content/uploads/2011/10/LivroCompleto-versao-online.pdf> Acesso em: 6 dez. 2015.

FREDRICH, G. Preisse. Educar com a cabeça. Viver, Mente e Cérebro, São Paulo, Ano XIV n. 57, fev., 2006.

FOUCAULT, Michel Microfísica do poder. 25. ed. São Paulo: Graal. 2012.

______. As palavras e as coisas. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 241-252, maio/ago. 2007.

HÖFLING, Heloisa de Mattos. Estado e políticas. (Públicas e sociais). Cadernos Cedes, São Paulo, ano XXI, n. 55, p. 30-41, nov. 2001.

RELVAS, Marta Pires. Fundamentos biológicos da educação: despertando inteligências e afetividade no processo de aprendizagem. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

______. Neurociências e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, Prominas, Volume Ciências Neurológicas, P. 4, s.d.p




Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039