A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM

Naamá Thais Rabelo Barboza da Silva, Meriany Joana da Silva Macêdo, Ane Siqueira Monteiro, Daniele Siqueira Veras

Resumo


Este artigo descreve um trabalho de investigação científica sobre a prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais. Por intermédio desta investigação podemos compreender as dificuldades dos professores diante de discentes surdos e para tal foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em que todo o processo de observação aconteceu em duas escolas: escola pública municipal e estadual no agreste de Pernambuco. Participaram desta pesquisa duas professoras e quantitativo total de 13 alunos. Como método de pesquisa foram utilizados diálogos e discussões com as professoras com o intuito de perceber os métodos pedagógicos das docentes acerca de crianças surdas. Podemos compreender que muitos são os obstáculos que os professores de alunos surdos passam como a falta de recursos e equipamentos necessários e por isso deve-se fazer uma análise apurando quais são as condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível.

Palavras-chave


Surdos. Prática docente. Inclusão.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Celso. Professores e professauros: Reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRASIL. Declaração Salamanca: Linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

______. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2000a.

______. Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2000b.

______. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2002.

______. Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: SEESP/MEC, 2003.

______. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015.

COSTA, Verônica de Fátima. Inclusão sem risco de excluir. Olinda, PE: Babecco, 2009.

LIMA, Mariana de; CAMPOS, Issac Leandro. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação dos surdos. São Carlos: EDUFSCAR, 2014.

DUK, Cynthia. Educar na diversidade: Material de formação docente. Brasília. MEC/SEESP, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HONORA, Márcia. Inclusão Educacional de alunos com surdez. São Paulo: Cortez, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MACHADO, Rosane do Carmo. Descomplicando a Escrita Braille: Considerações a respeito da deficiência visual. 22. ed. Curitiba: Juruá, 2009.

MANTOAN, Maria Tereza Égler. A hora da virada. Inclusão - Revista da Educação Especial, ano 1, n. 01, p. 24-28, out. 2005.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Saberes da docência e identidade do professor. Nuances, 1997. V. 3




DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.220

Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039