A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Paulo Cesar Canato Santinelo, Marcia Regina Royer, Shalimar Calegari Zanatta

Resumo


A necessidade em promover a Educação Ambiental é um consenso social. Preocupações com a manutenção da vida do nosso planeta nunca foram tão expressivas e necessárias. Apesar da legislação vigente, a escola não tem cumprido seu papel social como promotora da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, visando integrar todas as áreas do conhecimento. O que se observa na prática é que tal temática tem sido trabalhada de modo fragmentado, mediante a realização de projetos pontuais, alusivos às datas comemorativas: Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente ou Campanhas de Combate à Dengue. Dessa forma, o presente trabalho discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe nortear o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para todos os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, é pertinente proceder um estudo a partir do método de Análise de Conteúdo para verificar como a Educação Ambiental está inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a temática aparece de forma muito modesta, pouco valorizada, com o predomínio da visão Ecológica e a cargo das Ciências da Natureza, como tem sido predominantemente.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Inserção curricular. Base Nacional Comum Curricular.

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