EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV
Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin, Maria José Máximo
Resumo
A proposta deste estudo é analisar algumas ideias de Alexis N. Leontiev (1903-1979) para a formação humana. A produção teórica desse psicólogo marxista nos convida a superar a concepção naturalizante do ser humano no campo da educação. Nesse sentido, tomamos como objeto de análise ‘O homem e a cultura’ (LEONTIEV, 2004). Neste texto, o autor apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do homem enquanto ser sócio-histórico; a constituição da espécie humana; a filogênese, a ontogênese e a educação como condição necessária e específica do desenvolvimento do homem social, demonstrando os entraves postos à educação na sociedade capitalista. Neste estudo averiguamos que a formação humana é produto da evolução da espécie, impulsionada pela atividade criativa e produtiva do homem - o trabalho -, atividade propulsora dos fenômenos externos da cultura material e intelectual. Com isso, o autor evidencia que não são dadas as condições que humanizam o indivíduo; isso requer a apropriação e a reprodução da cultura produzida pela geração precedente. Essa condição é responsável tanto pela formação das faculdades específicas do homem quanto da continuidade do progresso da humanidade. De acordo com o autor, não existe transmissão de conhecimentos sem mediação. Esta afirmação tem implicações significativas no campo das reflexões e das práticas pedagógicas, que têm como função social potencializar a formação humana.
Palavras-chave
Leontiev. Formação humana. Educação e ensino.
Referências
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DOI:
https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.250
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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039