VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS

Eliana Marques Zanata, Maria Aparecida Couto, Larissa de Oliveira Matos

Resumo


Este trabalho originou-se como instrumento para validação de um alfabeto ilustrado elaborado para jovens, adultos e idosos, desenvolvido por Maria Aparecida Couto como parte da dissertação de mestrado do programa de Mestrado Profissional da UNESP, Docência para a Educação Básica, Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru, intitulado “Mediação pedagógica com apoio de material didático para Educação de Jovens e Adultos”. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados se deu sob a orientação teórica freireana, com a apresentação de uma série de imagens representativas das letras do alfabeto, disponibilizadas para 18 educandos de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em fase de alfabetização. A este público foi questionada a pertinência ou não da figura e, em caso de negativa, que apontassem qual palavra poderia ser representativa da letra em questão. Ao final da coleta constatamos que, para a elaboração de qualquer material/prática educativa, além de compreender o contexto histórico social dos discentes envolvidos no processo, é imprescindível o envolvimento dos educandos, a quem esse material/prática se destina, durante sua laboração. Os resultados apontam que as respostas dos educandos foram fundamentadas em suas vivências, comprovando o embasamento teórico desta pesquisa que afirma o educando de EJA como sujeito pleno, possuidor de saberes e ciente de seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Material didático. Alfabeto. Educação de Jovens e Adultos.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i9.323

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