A PRÁTICA DOCENTE NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM OLHAR PARA A LITERATURA INFANTIL

Roger dos Santos Lima, Michelli Cristiane Rosa da Silva, Eliete Zanelato

Resumo


O presente artigo foi elaborado a partir de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Seu objetivo foi apresentar uma análise da aplicação de um planejamento, baseado na Pedagogia histórico-crítico (PHC) sobre literatura infantil, em uma turma do 2º ano do Ensino fundamental de uma escola pública de Ariquemes/RO. A base teórica que deu sustentação ao estudo se pautou em autores como Saviani (2008, 2011) e Gasparin (2012). Eles defendem uma educação pública que possibilite a apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Foi possível constatar que a aplicação da PHC é possível nos anos iniciais e que possibilita apropriação de conhecimentos científicos a partir do que os alunos já conhecem.

Palavras-chave


Literatura Infantil. Pedagogia histórico-crítica. Relato de Experiência.

Texto completo:

PDF

Referências


BOMTEMPO, L. Alfabetização com sucesso. Belo Horizonte: Ed. da autora, 2002.

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em TESE. Santa Catarina, v. 2, n. 1 (3), p. 68-80, jan./jul. 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2017.

GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

PERES, N.; et al. Promoção da leitura em crianças com défice cognitivo. [s.L]: Universidades Lectiras, 2009.

RAMOS, J. P. A Contextualização do Ensino de Matemática Facilitando a Aprendizagem. 2011. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática), Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da área de Licenciatura em Matemática, Fortaleza, 2011.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. ed. comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

______. Pedagogia Histórico‐Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins fontes, 2000.




DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i9.337

Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039