PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM EDUCACIONAL DE REGGIO EMILIA/ITÁLIA

Aparecida Garcia Pacheco Gabriel, Jacqueline Silva da Silva, Marilaine de Castro Pereira Marques

Resumo


O presente artigo é resultado da aplicação de práticas pedagógicas que buscaram envolver os princípios propostos no projeto educativo das Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia/Itália, a partir do trabalho intitulado “Mãe! Eu Amo Meu Cabelo Crespo: É a Minha Identidade”, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce, situada no município de Alta Floresta/MT. Essas práticas foram desenvolvidas na turma do Pré II, no ano de 2015. Este relato enfatiza a relevância do trabalho com projetos como estratégia de ensino para a formação da criança protagonista, crítica e criativa. Como instrumento para a coleta das informações no campo, foram utilizadas observações das práticas pedagógicas das professoras e, além disso, realizou-se uma análise documental do projeto desenvolvido pelas crianças e do portfólio com a documentação da professora. Os estudos evidenciou que os princípios da abordagem educacional de Reggio Emilia utilizados pela investigada foram importantes no trabalho para e com as crianças da faixa etária de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos nas situações de ensino que envolveram a participação, a investigação, a resolução de problemas e a criatividade. Os autores que fundamentaram o estudo foram Rinaldi (2006, 2017) Malaguzzi (2001), Rabitti (1999), Edwards (1999), Niza (2007) e Lino (2007). Verificou-se que as situações de aprendizagem desenvolvidas nos projetos proporcionaram às crianças o fortalecimento da autoestima, o respeito às diferenças, a autonomia, o protagonismo e a produção em grupo.

Palavras-chave


Práticas Pedagógicas. Educação Infantil. Princípios da abordagem educacional de Reggio Emilia.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i10.370

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