CONHECIMENTO ESCOLAR: O CURRÍCULO PRESCRITO E OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO

Reginaldo Alberto Meloni

Resumo


O conhecimento escolar não se resume aos conteúdos conceituais sistematizados pela sociedade. O processo educativo não coincide com a exposição de conteúdos conceituais na sala de aula. O que hoje parece óbvio já foi investigado e discutido em inúmeros trabalhos nos quais as instituições escolares são apontadas, por um lado, como produto do contexto social e, por outro lado, como produtoras de uma cultura própria.

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Referências


BENITO ESCOLANO, Agustín. A escola como cultura. Experiência, memória, arqueologia. Campinas, SP: Alínea, 2017.

GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, jan./jun. 2001.




DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i9.371

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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039