O QUE É ISSO, O ENSINO DE FILOSOFIA? UMA VISÃO A PARTIR DE IMMANUEL KANT

André Santiago Baldan

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma concepção possível quanto à questão o que é o ensino de Filosofia? Apresentamos a resposta kantiana para esta querela, partindo de obras e comentários sobre Immanuel Kant. Veremos que o ensino de Filosofia aparece como um exercício do pensamento, instigando assim o bom uso da razão. Esta concepção nos auxilia a visualizar objetivos para a disciplina de Filosofia nas salas de aula de Ensino Médio brasileiras. A preocupação com o tema do ensino de filosofia é relevante visto que tivemos, na história da educação brasileira, a retirada da disciplina de filosofia das escolas na década de 70 e, com a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, tivemos o retorno desta disciplina para o Ensino Médio. Este trabalho visa então trazer à luz a concepção kantiana para este assunto que é tão vivo na educação brasileira: o que é isso, o ensino de filosofia?

Palavras-chave


Ensino de filosofia. Ensino Médio. Filosofar.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i9.372

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