APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Ana Flávia Silva Mesquita, Paola Carollyne Santos Morais e Silva, Ruan Victor Teles Gregorio, Amanda Carolina Resende Rodrigues, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo


A elaboração e aplicação da tabela periódica ocorreram com os alunos licenciandos em Ciências Biológicas da PUC–MG e a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, na Escola Municipal Clóvis Salgado, com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental. As aulas de ciências que possuem conteúdos de química são consideradas pelos discentes assuntos abstratos, distantes de sua rotina e de difícil entendimento. Diante disso, foi construído um material didático com o objetivo de levar à familiarização dos elementos químicos encontrados na natureza tais como, produtos, objetos, alimentos e também, de modo didático e dinâmico, o aprendizado da lógica organizacional da tabela periódica, a fim de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos mostrados em sala de aula. Pode-se observar com a atividade, que o uso de materiais didáticos diferentes do usual, como jogos, por exemplo, faz com que a aprendizagem, pelos alunos, ocorra de forma mais rápida e eficaz. As cartas com as dicas trouxeram uma maior aproximação destes elementos químicos com a realidade dos alunos, saindo do abstrato, já que a maioria dos elementos químicos está presente no cotidiano e, com isso, é possível agregar significância. Conclui-se, ao final, que a atividade auxiliou na melhor compreensão dos conteúdos de química durante as aulas.

Palavras-chave


Ensino de química. Tabela periódica. Ensino de ciências.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i12.422

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