AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM

Maria Cristina Szczesny de FREITAS, Marcelo Franco LEÃO, Zelândia Cecconi PEREIRA

Resumo


Este estudo teve como objetivo apontar ações de intervenção da supervisão escolar, no trabalho em salas de aula abordando as inteligências múltiplas. Objetivou também a democratização do conhecimento, bem como a minimização dos conflitos gerados pela utilização de metodologias inadequadas no ensino de alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários mistos, compostos por cinco questões, sendo duas abertas e três fechadas. Estes questionários foram aplicados em 2012 e envolveu duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de Pantano Grande – RS. O público alvo foi composto por alunos, professores e supervisores. As Propostas Político Pedagógicas também foram analisadas neste estudo. A pesquisa deteve-se na observação das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas, bem como na atuação da supervisão junto às mesmas. Os dados da pesquisa foram analisados com o auxílio das ideias dos autores supracitados. Para finalizar o estudo, foram elaboradas sugestões de intervenção da supervisão nos processos de ensino e de aprendizagem com ritmos diferenciados.

Palavras-chave


Aprendizagem. Diversidade. Intervenção Pedagógica.

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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039