OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA

Marcelo Franco LEÃO, Eniz Conceição OLIVEIRA, José Claudio DEL PINO

Resumo


O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é
qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos.

Palavras-chave


Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039