A ESCOLA DE PUERICULTURA NO INSTITUTO DE HIGIENE INFANTIL (OU POLICLÍNICA INFANTIL): A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E SUAS MÃES

Claudinéia Maria Vischi AVANZINI

Resumo


Neste artigo foram analisados aspectos do processo social que resultou na organização da Escola de Puericultura em Curitiba nas primeiras décadas do Novecentos. A opção pelo estudo das ideias e ações que resultaram na organização desta Escola auxilia a compreensão da forma como as crianças eram percebidas no início do século XX na capital do estado do Paraná. O recorte temporal é balizado pela instalação da Escola de Puericultura, em 1917 e inaugurado oficialmente em 1930 como Escola de Mãezinhas no Hospital de Crianças de Curitiba. Portanto, através deste artigo, teve-se a intenção de investigar facetas do múltiplo processo da organização da Escola de Puericultura, percebendo como se explicitava, entre 1917 e 1930, a preocupação (de médicos e outros membros da sociedade) com a educação das crianças e suas mães, quais as ideias que permeavam os debates sobre o tema e que ações educacionais relacionadas ao cuidado com a saúde marcaram esse processo.

Palavras-chave


Educação. Saúde. Crianças.

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