GRUPO DE MENINAS: INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR COM ADOLESCENTES USUÁRIAS DA APAE DE ITURAMA-MG

Ana Paula Farias BASILIO, Luciana Silêncio SILVA

Resumo


O artigo a seguir visa apresentar os resultados obtidos após trabalho realizado na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Iturama, MG . Com o objetivo de promover o autocuidado a pessoas com necessidades especiais, no período de 29 de outubro a 17 de dezembro de 2013 foi realizado um grupo de intervenção interdisciplinar, voltado à educação em saúde, desenvolvido pelos serviços de psicologia e enfermagem da instituição. Durante 8 semanas, 7 meninas entre 14 e 21 anos receberam orientações sobre autocuidados (higiene, relacionamento interpessoal, responsabilidades, sexualidade, entre outros). Concluiu-se que o trabalho de educação em saúde de uma equipe multiprofissional, assistindo o indivíduo com deficiências, é de extrema importância. Uma equipe com formação adequada pode ser corresponsável pela construção de caminhos que possam levar à inclusão social de pessoas com necessidades especiais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e tornando-as agentes de seu autocuidado.

Palavras-chave


Educação em saúde. Intervenção interdisciplinar. APAE.

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