UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE

Terezinha Severino da Silva, Eline Nunes de Araujo

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da Supervisão Pedagógica, identificando a importância do papel do supervisor pedagógico para a eficiência do trabalho do professor e melhoria do ensino-aprendizagem. Faz-se também uma reflexão sobre o papel da Supervisão Pedagógica no acompanhamento das práticas pedagógicas do professor e dos desafios do supervisor na contemporaneidade. Dentre os autores que fundamentam este trabalho se encontram: Alarcão (2001), Anjos (1988), Cambi (1999), Cardoso (2011), Ferreira (1999, 2003), Nérici (1986), Villas Boas (2011) e Ronca e Gonçalves (2011) e outros. Na elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (1992), é o levantamento de toda bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre determinado assunto. A mesma pode ser considerada também como o primeiro passo das pesquisas científicas. As questões abordadas neste trabalho buscam contribuir, de modo significativo, para rever e repensar a ação supervisora realizada no cotidiano escolar, analisando os desafios do supervisor pedagógico na contemporaneidade, em busca de uma Supervisão Pedagógica participativa que valoriza o trabalho docente e prioriza a qualidade do ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Supervisão Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Prática Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. Supervisão Pedagógica: Princípios e Práticas. In: RANGEL, Mary (org.). 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

ANJOS, Almerinda dos. Relação entre a função de liderança do Supervisor Escolar e a satisfação de professores: estudo de caso na 1.ª D. E. de Porto Alegre. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: FTD, 2007.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

CARDOSO, Heloísa. Supervisão: um exercício de democracia ou de autoritarismo? In: ALVES, Nilda (org.). Educação & supervisão: o trabalho coletivo na escola. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRA, Naura Silva C. et al. Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da Formação a Ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

______. Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da Formação à Ação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1981.

GÓMEZ, Angel I. A função e a formação do professor / a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: SACRISTÁN, José G.; GÓMEZ, Angel I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. 15. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

NÓVOA. Antônio. Formações de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 2002.

NÉRICI, Imídeo Guiseppe. Introdução a Supervisão Escolar. São Paulo: 5 ed. São Paulo: Atlas, 1986.

RONCA, Antônio Carlos Caruso. GONÇALVES, Carlos Luiz M. S. Educação e Supervisão. O trabalho coletivo na escola. In: ALVES, Nilda (org.). 13. ed. São Paulo, Cortez, 2011.

ORIGEM DA PALAVRA. Site de etimologia. Etimologia o que é isso? Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2015.

TAVARES, José. Construção do Conhecimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora, 1998.

VILLAS BOAS, Maria Violeta. A prática da supervisão. In: ALVES, Nilda (org.). Educação e Supervisão. O trabalho coletivo na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.




Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779