A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS EMPRESAS

Hugo de Assis Trindade, Pablo Ramon da Silva Pereira, Marcos Antônio Thereza

Resumo


Nos dias de hoje a auditoria se tornou uma ferramenta extremamente importante e que deve ser utilizada pela governança empresarial como ferramenta de controle. A implantação de uma auditoria interna faz com que a empresa identifique possíveis erros ou fraudes diminuindo o risco financeiro e operacional. É através dos relatórios elaborados pela auditoria que os administradores possuem informações tempestivas, integras e confiáveis para a tomada de decisão. O artigo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em sites, livros acadêmicos e artigos, com o objetivo de demonstrar de forma clara e sucinta a necessidade de uma auditoria interna na busca de controle nas atividades exercidas na empresa. Com isso, conclui-se que com a globalização das empresas e o crescimento gradativo e constante de suas demandas, se faz necessário o controle de suas atividades por meio do papel do auditor, que será o olho do administrador nas mais diversas áreas.

Palavras-chave


Auditoria interna. Auditoria empresarial. Importância da auditoria interna.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

AUDIBRA. Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Revista do Auditor. São Paulo, ano II, nº 10, dez.1995.

ATTIE, William. Auditoria Interna. São Paulo: Atlas, 1992.

______. Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1998.

______. Auditoria: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Atlas, 2000.

BARBOSA, Irina Missilen Correia. Importância da Auditoria Interna no Processo Decisório das Organizações. Estudo Caso Enapor, SA. 2016. 95 f. Monografia (Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas) - Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade do Mindelo, Cabo Verde. Disponível em . Acesso em: 10 out. 2016.

BOYNTON, William C.; JOHNSON, Raymond N.; KELL, Walter G. Auditoria. Trad. José Evaristo dos Santos. São Paulo: Atlas, 2002.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ – CRC-CE. Auditoria Contábil. 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.

SANTOS, Franklin Cavalcante da Silva. Auditoria Contábil. Clube dos Autores, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.




Direitos autorais 2017 Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Rev. Eletrônica Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779