PERMEÂMETRO DE CARGA CONSTANTE CONSTRUÍDO EM TUBOS DE PVC

Adriano Ferreira de Oliveira, Marcio Henrique de Oliveira, Graziela Ribeiro Queiroz, José Antônio de Lima Vieira, Cleiton João Mendes

Resumo


O presente estudo analisou a possibilidade do uso e a eficácia de um permeâmetro de carga constante em regime de escoamento laminar, construído a partir de tubos e conexões de policloreto de vinila (PVC), para se obter o nível de condutividade hidráulica de solos granulares. Desta forma buscou-se montar o equipamento com tubos e conectivos encontrados facilmente em lojas de materiais para construção e empresas desse mesmo segmento, o que possibilita um aparelho de valor acessível e de fácil montagem, pois o mesmo não requer mão de obra especializada na sua confecção. Para verificar sua viabilidade de uso foram feitos alguns ensaios de permeabilidade com solos arenosos onde se obteve valores bastante satisfatórios estando dentro da faixa que serve de parâmetro para os índices de permeabilidade deste tipo de solo. Conclui-se que o permeâmetro de carga constante de PVC seria uma alternativa viável e de custo reduzido, se comparado aos convencionais.

Palavras-chave


Permeâmetro de carga constante. Solos granulares. Tubos de PVC.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13292: Solo – Determinação do coeficiente de permeabilidade de solos granulares à carga constante. Rio de Janeiro: ABNT, 1995. 8 p.

______. NBR 6457: Amostras de Solo – Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. Rio de Janeiro: ABNT, 1986. 9 p.

______. NBR 7181: Solo – Análise granulométrica. Rio de Janeiro: ABNT, 1984. 13 p.

CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos Solos e suas aplicações fundamentos. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988. (v. 1)

LIMA, Magayve dos Santos. Estudo da permeabilidade hidráulica de solos utilizando permeâmetro convencional e permeâmetro de PVC. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, São Luís, MA, 2016.

MASSAD, Faiçal. Mecânica dos Solos Experimental. São Paulo: Oficina de textos, 2016. 288 p.

PINTO, Carlos Sousa. Curso Básico de Mecânica dos Solos. 3. ed. São Paulo: Oficina de textos, 2006.




DOI: https://doi.org/10.29031/ros.v7i8.389

Direitos autorais 2018 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Rev. Eletrônica Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779