REABILITAÇÃO DE ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO EM EDIFÍCIOS DE PEQUENO PORTE

Fernanda Caetano Inácio, Nathália Nunes Gonçalves Mateus, João Divino dos Santos Silva, Marcelo Jacomini Moreira da Silva, Evandro Roberto Tagliaferro

Resumo


O presente estudo analisa a literatura existente as principais técnicas e tecnologias empregadas na reabilitação de estruturas de concreto armado em edificações de pequeno porte, observando as principais causas das patologias que incidem sobre este tipo de edificação, desde a fase de projeto até em obras concluídas com certo tempo de uso. As técnicas desenvolvidas para reabilitar edificações com estruturas em concreto armado que visam prolongar a vida útil das mesmas combatendo as patologias que as acometem, sem que seja necessário a reconstrução da obra, o que possibilita uma redução no consumo de materiais, economia para o proprietário e consequentemente uma menor produção de resíduos para o meio ambiente. Conclui-se que apesar de existir boas técnicas de reabilitação já implantadas, com os avanços tecnológicos atuais a indústria da construção civil ainda necessita evoluir consideravelmente no que tange a reabilitação e combate a patologias em estruturas de concreto armado.

Palavras-chave


Reabilitação. Concreto armado. Patologias.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto– Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014. 13 p.

BRASIL. NBR 9575: Impermeabilização – Seleção e projeto. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.10 p.

ANDOLFATO, R. P. Controle Tecnológico Básico do Concreto. Ilha Solteira, SP: Universidade Estadual Paulista-UNESP, 2002.

CAMPAGNOLO, J. L., CAMPOS FILHO, A., SILVA FILHO, L. C. P. Alternativas para Reforço de Vigas de Concreto Armado: Estudo Teórico e Experimental. In: JORNADAS SULAMERICANAS DE ENGENHARIA ESTRUTURAL, 28, 1997, São Carlos, SP.

KARBHARI, V. M. Congresso Internacional Sobre o Comportamento de Estruturas Danificadas. Rio de Janeiro, 2000.

ALANI, A.; PETERSEN, A.; CHAPMAN, K. Applications of a developed quantitative model in building repair and maintenance – case study. Facilities, v. 19, n. 5/6, p. 215-221, 2001.

NEVILLE, A. Propriedades do concreto. 2. ed. São Paulo: Pini, 1997.

SOUZA, V. C., RIPPER, T. Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto. São Paulo: Pini, 1998. 255p.




DOI: https://doi.org/10.29031/ros.v8i9.451

Direitos autorais 2019 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Rev. Eletrônica Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779