BARBÁRIE, EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO COM WALTER BENJAMIN E THEODOR ADORNO

Maria Angélica Cezário

Resumo


O presente ensaio realiza aproximações entre as compreensões de barbárie, experiência e educação nas reflexões de Walter Benjamin e Theodor Adorno. Traz como questão central a ideia de barbárie desumanizadora e a pobreza de experiência como elementos que devem ser superados, cuja educação pode ser um processo de luta, resistência e obstrução para ambos. Estudos sobre Theodor Adorno e Walter Benjamin no campo da educação são importantes devido a necessidade de se pensar criticamente sobre a sociedade atual que cada vez mais mostra-se mais moldada pela violência, insensibilidade, leis do mercado e heteronomia. Essas indagações são pertinentes no tocante a ideia da racionalidade instrumental não sobrepujar a educação para a emancipação perpassada pela experiência sensível, não se limitando a semiformação padronizada. A metodologia adotada foi ensaio teórico realizado por meio da leitura e análise dos textos dos críticos da Escola de Frankfurt Theodor Adorno e Walter Benjamin e de seus leitores como Gagnebin (1994), Maar (1995), Pucci (2006), Kramer (2008), Crokìk (2009), Olgária (2009a), (2009b), dentre outros autores que dialogam no mesmo sentido. Ao apresentar as contribuições de Benjamin e Adorno sobre a educação é possível pensar possibilidades de mudança na oportunização uma formação comprometida com a conquista da autonomia, sensibilização, humanização, razão crítica e o verdadeiro esclarecimento, transcendendo a racionalidade subordinada à alienação, qual a educação escolar tem se orientado na sociedade capitalista.

Palavras-chave


Barbárie. Experiência. Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

__________. Teoria da Semicultura. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. M. de Abreu. In: Revista Educação e Sociedade, n. 56, ano XVII, dezembro de 1996, p. 388-411. In: http://adorno.planetaclix.pt/tadorno.htm. Último acesso em 24/06/2014.

___________. Indústria Cultural e Sociedade. 5ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2002, Coleção Leitura.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política, Obras Escolhidas I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

___________. Teses sobre o Conceito de História. In: Magia e técnica, arte e política, Obras Escolhidas I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

___________. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2007.

CROCHÍK, José Leon. Educação para a resistência contra a barbárie. In: Especial Adorno pensa a Educação: biblioteca do professor. Ano II, Editora Segmento, 2009.

_________. A formação da sociedade pela indústria cultural. In: Especial Adorno pensa a Educação: biblioteca do professor. Ano II, Editora Segmento, 2009.

DICIONÁRIO Michaellis (online). Autoria Alfred Josef Keller. Editora Melhoramentos Ltda. 2017. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/escolar-alemao/. Acesso: 27 de agosto de 2017.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio. In: Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas v.1. São Paulo: Brasiliense, 1994.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é Esclarecimento? In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Trad. Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.

KRAMER, Sônia. Educação a contrapelo. In: Especial Benjamin pensa a Educação: biblioteca do professor. Ano II, Editora Segmento, 2008.

MAAR, Wolfgang Leo. À guisa de introdução: adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, T. Educação e emancipação. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, p.11-28.

MATOS, Olgária. Tempo sem experiência. TV Cultura, 08 de junho de 2009a. Disponível em: www.cpflcultura.com.br. Acesso: 8 de março de 2011.

__________. T. W. Adorno: notas biográficas. In: Especial Adorno pensa a Educação: biblioteca do professor. Ano II, Editora Segmento, 2009b.

PUCCI, B. Educação contra a Intolerância. In: FÁVERO, Altair Alberto; DALBOSCO, Cláudio Almir; MARCON, Telmo. (Org.). Sobre Filosofia e Educação: racionalidade e tolerância. 1ª ed. Passo Fundo, RS: Editora UFP/DAAD, 2006, p. 404-418.




DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i10.356

Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039