EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PÓS – VERDADE: POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NO TRABALHO EDUCATIVO
Adriana Barbosa Oliveira Marrega, Milton Junior Marrega, Maria Silvia Rosa Santana
Resumo
Este artigo foi tema de discussão no XII SCIENCULT – Simpósio Científico-Cultural, evento ocorrido na UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, em outubro de 2017. Ao inserir o conceito da Pós-Verdade no contexto educacional, é possível perceber que discutir sobre educação tornou-se um clichê. Todos se consideram na condição de falar sobre o tema como se possuíssem domínio de toda a complexidade que envolve a educação, especialmente a escolar. Ao fazer isso, simplificam e vulgarizam a educação escolar. O presente artigo se propõe a provocar reflexão a partir de uma análise crítica do conceito de “Pós-verdade”, especialmente a partir do trabalho de Duarte (2008) no livro “Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões?”, utilizando como base de referência estudos sobre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, decorrentes de pesquisas teórico-conceituais realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS, unidade universitária de Paranaíba, e de estudos realizados no contexto do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional. Conclui-se que a inserção da "Era da Pós-Verdade" no plano da educação escolar produz um esvaziamento da complexidade dos processos de formação humana que nela ocorrem, à medida que desconsidera o processo histórico de caracterização da escola, processo este promovido pelos preceitos ideológicos do modo de estruturação capitalista da sociedade. As pedagogias do “Aprender a Aprender”, ao responsabilizar o indivíduo por seu desenvolvimento e relativizar a importância dos conteúdos científicos e do trabalho educativo, materializam o esvaziamento do conhecimento da realidade promovido pela Pós-Verdade.
Palavras-chave
Pós-Verdade; Sociedade do conhecimento; Educação; Trabalho educativo; Organizações Sociais Midiáticas;
Referências
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. - I. ed., I. reimpressão - Campinas, SP: Autores Associados, 2008. - (Coleção polêmicas do nosso tempo, 86).
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: aproximações. - 11. ed. rev – Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma Perspectiva Histórico-cultural da Educação. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. - (Educação e conhecimento).
REVISTA UNO: Desenvolvendo Ideias - LLORENTE & CUENCA. São Paulo, Março de 2017, nº 27. http://www.desenvolvendo-ideias.com
DOI:
https://doi.org/10.29031/pedf.v13i10.365
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039