A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS

Leticia Beatriz Birck Lima, Jacqueline Silva da Silva

Resumo


Este artigo busca apresentar aproximações teóricas entre a prática da estratégia investigativa e o movimento humano na Educação Infantil. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, do tipo bibliográfico. As reflexões estão teoricamente amparadas em Kunz (1991), Sayão (2002), Basei (2008), Silva (2011, 2016, 2018), entre outros autores que subsidiaram o diálogo entre as temáticas, que se entrecruzam uma vez que a investigação através do movimento humano possibilita a ampliação das experiências corporais, o que vai justamente ao encontro ao que as crianças da Educação Infantil mais necessitam, nesse sentido, o professor deve proporcionar momentos de descoberta e exploração por meio do movimento humano, oportunizando assim, aprendizagens significativas.

Palavras-chave


Movimento. Estratégia investigativa. Educação Infantil

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES E.; TIMOSSI L. S.; LIMA S. M. Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Cinergis, v.15, n.1. 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4701/3619. Acesso em: 13 maio 2019.

BASEI, A. P. A Educação Física na Educação Infantil: A importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación n.º 47/3. 2008. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2352. Acesso em: 27 maio 2019.

BERLEZE, D. J.; BIASI, T. D.; KUNZ, E. Linguagem da criança - brincar e se-movimentar. 11º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias, 28 de setembro a 10 outubro de 2015, Ensenada, Argentina. En Memoria Académica. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.7177/ev.7177.pdf. 2015.

BERVANGUER F.; GUARANHANI M. C. Os saberes do movimento do corpo na educação infantil: o contexto da formação de professores nas licenciaturas em pedagogia de Curitiba-Paraná. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 20, n. 01, p. 46-56, jan./abr. 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 02 jun. 2019.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica/Brasília: MEC, SEB, 2010.

COSTA A. R; KUHN R; CUNHA A. C; KUNZ E. “Brincar e se-movimentar” da criança: a imprescindível necessidade humana em extinção? Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 19, n. 03, p. 45-52, set./dez. 2015. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4148/2900. Acesso em: 15 out. 2019.

FERRAZ, A. T.; SASSERON, L. H. Espaço Interativo de Argumentação Colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciência. vol.19, Belo Horizonte, 2017. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100215&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 ago. 2019.

MIORANDO, T. M.; SILVA J. S. da. NEUENFELDT D. J.; SCHUCK R. J.;LORENZON M. A investigação como estratégia de ensino em turmas do 1o ano do ensino fundamental. Revista Educação (GUARULHOS), v. 12, p. 58-74, 2017.

KUNZ E. Esporte: uma abordagem com a fenomenologia. Revista Movimento, ESEF/UFRGS, Porto Alegre, n. 12, p. 1927, 2000. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2503. Acesso em: 10 ago. 2019.

KUNZ, E. Educação Física: Ensino e Mudanças. Ijuí Unijuí, RS. 1991.

KUNZ, E. Educação Física: Ensino e Mudanças. 3. ed. Ijuí: Unijuí, RS. 2012.

PEDERIVA, V.; SILVA, J. S. da. Ensino por investigação: um estudo com professores da educação infantil e do ciclo de alfabetização. Crítica educativa, v. 4, p. 203-2014, 2018. Disponível em: http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/321. Acesso em: 02 set. 2019.

PEDERIVA, V.; SILVA, J. S. Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes. Horizontes, v. 37, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/648. Acesso em: 03 set. 2019.

SANTIN, S. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Unijuí. 1987.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. de. (org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2016. p. 41-61.

SAYÃO D. T. Corpo e Movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à Educação Infantil e à Educação Física. Revista Brasileira Ciências e Esporte. Campinas, v. 23, n. 2, p.55-67. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/11156. Acesso em: 11 maio 2019.

SAYÃO, D. T. Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso? Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.2, no. 2, p. 92-105, nov. 2008. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 22 jun. 2019.

SCHNEIDER, Mariângela Costa. O protagonismo infantil e as estratégias de ensino que o favorecem em uma turma da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, 2015.

SILVA, J. S. et al. Investigar com crianças: subsídios para a formação e trabalho docente. Lajeado: Ed. da Univates, 2016. E-book. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/166. Acesso em: 05 set. 2019.

SILVA, J. S. da. O Planejamento no Enfoque Emergente: Uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamentalde Nove Anos. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre: 2011.

SILVA, J. S. da.; BEUREN J.; LORENZON M. Investigar com crianças: subsídios para formação e trabalho docente. UNIVATES, 2016. E-Book. Disponível em:https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/166/pdf_166.pdf. Acesso em: 04 set. 19.

SURDI A. C. e KUNZ E. Fenomenologia, movimento humano e a educação física. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 04, p. 263-290, outubro/dezembro de 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/16075 Acesso em: 12 jun. 2019.

SURDI A. C; MELO J. P. e KUNZ E. O brincar e o se-movimentar nas aulas de educação física infantil: realidades e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 459-470, abr./jun. de 2016. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/58076 Acesso em: 16 set. 2019.

TREBELS A. H. Uma concepção dialógica e uma teoria do movimento humano. Perspectiva. Florianópolis, v. 21, n. 01, p. 249-267, jan./jun.2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10234/9472 Acesso em: 29 maio 2019.




Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039