HAPPY FEET: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA A SALA DE AULA

Amanda Emely Oliveira de Siqueira, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo


A sociedade contemporânea vive em uma era tecnológica, na qual as crianças, desde cedo, tem contato com diversos tipos de tecnologia. Diante deste contexto, a educação tradicional precisa ser remodelada, utilizando métodos tecnológicos como forma de complementar o ensino. O cinema é uma ferramenta que tem sido utilizada por professores de diversas áreas de ensino, e os filmes têm mostrado grande potencial para serem associados a disciplinas específicas, aumentando a atenção dos alunos e promovendo mais desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi determinar como o filme infantil Happy Feet pode se constituir em recurso didático para o ensino de ciências. Foi possível avaliar diversas áreas da Ciências presentes no filme como bullying, relação entre homem e meio ambiente, características dos pinguins, interações ecológicas e inteligências múltiplas. O filme, nessa perspectiva, pode se caracterizar em um potente recurso didático para as áreas da Ciências, capaz de estimular os alunos para a aprendizagem.

Palavras-chave


Ensino de Ciências. Cinema. Animação Infantil.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria José P. M. de. A mediação de um filme de ficção: Sonhos de Kurosawa. Ciência e Ensino, n. 9, dez. 2000.

AMARAL, Cláudia. Antônio Conselheiro - do povoado baiano ao filme da guerra: um olhar sobre a imagem constituída. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 77-82, 2004.

ARAÚJO, Suely Amorim. Possibilidades pedagógicas do cinema em sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, ano 7, n. 79, dez. 2007.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de; GIRASOLE, Mariana; ZANELLA, Priscilla Guimarães. O uso do cinema como estratégia pedagógica para o ensino de ciências e de biologia: o que pensam alguns professores da região metropolitana de Belo Horizonte. Revista Práxis, ano V, n. 10, dez. 2013.

BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HAPER, John L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BENEDITO, Evanilde (org.). Biologia e Ecologia de Vertebrados. Rio de Janeiro: Roca, 2017. 259 p.

BERNARDES, Adriana Oliveira. Produção de um documentário amador por turmas de ensino médio e EJA (ensino de jovens e adultos) com o uso do Windows Movie Maker. Revista Tecnologias na Educação, ano 2, n. 2, dez. 2010. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ Acesso em: 05 maio 2019.

BONA, Rafael José. A Educação Ambiental no filme dos Trapalhões. Contrapontos, Itajaí, v. 8, n. 2, p. 239-252, maio/ago. 2008.

BRANDÃO, Lucas de Esquivel Dias; MATTA, Roberta Rodrigues da; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. As potencialidades do filme “procurando Dory” para o ensino de ciências e biologia. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 8, n. 24, p. 172-201, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. A etapa do Ensino Fundamental. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental Acesso em: 07 maio 2019.

CAIN, Michael L.; BOWMAN, William D.; HACKER, Sally D. Ecologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

CATELLI, Rosana Elisa. O Instituto Nacional de Cinema Educativo: o cinema como meio de comunicação e educação. In: XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, INTERCOM, 2004, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUC do Rio Grande do Sul, 2004.

CAVALCANTE, Carlos Eduardo Gonçalves; MELO, Waisenhowerk Vieira de. Análise do filme “Rio” como estratégia de identificação, abordagem e discussão do tema biopirataria para alunos do Ensino Fundamental e Médio. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 2014, Niterói/RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFF, 2014.

COELHO, Roseana Moreira de Figueiredo; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática da UFOP, Ouro Preto, v. 1, p. 89-97, nov. 2011.

COSTA, Flávia Lage Pessoa da; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia. Pedagogia em Foco, Iturama MG, v. 12, n. 8, p. 158-196, jul./dez. 2017.

DUIM, Alessandra Cabral Leite et al. Ética na pesquisa: uma abordagem em sala de aula utilizando o filme “Cobaias”. Revista Terra e Cultura, ano 23, n. 45, ago./dez. 2007.

DUARTE, R. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY’S, 2014. Disponível em: https://www.eea.europa.eu/. Acesso em: 02 fev. 2020.

GARDNER, Howard, CHEN, Jie-Qi, MORAN, Seana. Inteligências Múltiplas ao redor do mundo. Porto Alegre: Artmed, 2010.

HAPPY FEET. Direção: George Miller. Austrália/EUA: distribuidora Warner Bros, 2006. 1 DVD (108 min), son., color.

HICKMAN JÚNIOR., Cleveland P et al. Princípios Integrados de Zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

INTERNATIONAL PENGUIN CONSERVATION WORK GROUP. Pinguim de Magalhães. IPCWG, 2002. Disponível em: http://www.penguins.cl/magellanic-penguins.htm. Acesso em: 02 fev. 2020.

IVANISSEVICH, Alicia. A missão de divulgar ciência no Brasil. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 61, n. 1, p. 4-5, 2009.

JURBERG, Claudia. Ciência na TV: um erro histórico. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, INTERCOM, 2001, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande, MS: INTERCOM, 2001.

LOBO, Graça. Por dentro do filme – o cinema na sala de aula. In: FIDALGO, António; SERRA, Paulo (Org.). Ciências da Comunicação em Congresso na Covilhã. III Sopcom, VI Lusocom, II Ibérico. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2005.

MACHADO, Carlos Alberto. Filmes de ficção científica como mediadores de conceitos relativos ao meio ambiente. Ciência e Educação, Bauru, v. 14, n. 2, p. 283-294, 2008.

MACHADO, Maria Helena; VIEIRA, Valéria S.; MEIRELLES, Rosane M. S. de. Uso do vídeo no ensino de biologia como estratégia para discussão e abordagens de temas tecnológicos. In: III ENECIÊNCIAS, Niterói, 2012. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFLA, 2012.

MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa; FERRARI, Nadir. O Óleo de Lorenzo: O uso do cinema para contextualizar o ensino de genética e discutir a construção do conhecimento científico. Genética na Escola, ano 2, v. 1, p. 35-39, 2006.

MELO, Daniella Rodrigues de; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Guia do educador para o filme uma prova de amor. Revista Práxis, v. 11, n. 21, jun. 2019.

MENDONÇA, Fernando de. Medicina e Cinema: aproximações para uma filmografia. Intersemiose, ano 1, v. 01, n. 01, jan./jul. 2012.

MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque. Fazer cinema na educação – uma utopia em construção. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 9, p. 39-52, 2010.

ORSINI, Heloísa; BONDAN, Eduardo Fernandes. Fisiopatologia do estresse em animais selvagens em cativeiro e suas implicações no comportamento e bem-estar animal – revisão da literatura. Rev Inst Ciênc Saúde, 24(1), p. 7-13, 2006.

PEREIRA, Ana Carina Stelko; WILLIAM, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Crianças Invisíveis: Um filme sobre a violência em suas múltiplas formas. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 27, n. 56, p. 89-91, jan./mar. 2009.

PINHO, Ana Carla de Oliveira Mello Costa; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. O cinema como prática didático-pedagógica no ensino jurídico. Revista Pedagógica, Unochapecó, ano 17, n. 30, p. 561-594, jan./jun. 2013.

PINOTTI, Rafael. Educação ambiental para o século XXI: no Brasil e no mundo [livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2016.

PRADO, Lucia Fernanda da Silva. Cinema como proposta educativa. In: V EPEAL: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS, 2010, Alagoas. Anais [...]. Alagoas: Universidade Federal de Alagoas, 2010.

ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Santa Catarina, v. 17, n. 1, p. 33-49, abr. 2000.

SANTANA, Kamila. Filme Happy Feet: O pinguin. In: ERICK, Eduardo; CASTRO, Helena Carla; DELOU, Cristina. Educação Especial e Inclusiva, Rio de Janeiro, jul. 2011. Disponível em: https://especialeinclusiva.blogspot.com/2011/07/filme-happy-feet-o-pinguim.html Acesso em: 04 maio 2019.

SANTOS, Setsuko Noro dos; NORO, André. O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia. Interface (Botucatu) [online], v. 17, n. 46, p. 705-714, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000021. Acesso em: jun. 2019.

SANTOS, Fabiana Rodrigues; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Wall-E: O uso de um filme de animação na educação ambiental com temas transversais dos PCN. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2010, Paraná. Anais [...]. Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, 2010.

SANTOS, Wagner José dos; SILVA, Ivanderson Pereira da. Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática [online], ano 28, v. 13, p. 51-63, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia Acesso em: jun. 2019.

SCHEID, Neusa Maria John; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de. Questão de sensibilidade: um filme para conversar sobre a homossexualidade e conceitos básicos de genética. Genética na Escola, v. 3, n. 1, 2008.

SHARIFF, Shaheen. Ciberbullying: questões e soluções para a escola, a sala de aula e a família. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SILVA, Káthya Rogéria da; CUNHA, Marcia Borin da. “Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 208-228, out./dez. 2017.

SILVA, Roseli Pereira. “Juno – um filme multidisciplinar” – o cinema ampliando a relação entre bioética e educação em valores. Revista Bioethikos, Centro Universitário São Camilo, v. 6, n. 2, p. 222-232, 2012.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999. 80p.

SOUZA, Adriana Maricato de. Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?. Comunicação e Educação, ano 10, n. 1, jan./abr. 2005.

SOUZA, Luiza Cruz et al. Trazendo o cinema para a sala de aula: a utilização do filme Amazônia em Chamas como estratégia de ensino. Revista da SEBnBio, n. 7, p. 5.325-5.336, out. 2014.

VIEIRA, Taciana Valéria de Almeida; LEAL, Murilo Cruz. Césio-137, Cinema e educação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA ,14., 2008, Paraná. Anais [...]. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2008.

XAVIER, Carlos Henrique Gurgel et al. O uso do cinema para o ensino de Física no Ensino Médio. Experiências em Ensino de Ciências, v.5(2), p. 93-106, 2010.




Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039