EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS

Fabíola Pereira dos Santos, Mareli Eliane Graupe

Resumo


Este artigo objetiva compreender as práticas pedagógicas de docentes que atuam na Educação Infantil com bebês e crianças bem pequenas. Os principais referenciais teóricos são: Ariès (1981); Kuhlmann Júnior (2004); Kramer (1999); Barbosa (2000, 2010, 2019); Barbosa e Horn (2009); e leis que regulamentam a Educação Infantil, Lei nº 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) e outros. É uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs), em 2019. Os dados foram coletados por meio de entrevistas focalizadas com seis professoras que atuam na Educação Infantil em dois CEIMs no interior de Santa Catarina. A análise dos dados indica que as professoras devem ter um olhar atento, considerando o bebê e a criança bem pequena como protagonistas do processo de aprendizagem, proporcionando o diálogo, a livre expressão, a participação na rotina diária, na hora da troca, de calçar o tênis, pentear os cabelos. Essas experiências favorecem a relação das professoras com a criança e da criança com a professora. Enfim, é preciso reinventar e redefinir a docência na Educação Infantil, para além da rotina diária que muitas vezes, acaba limitando as experiências e vivências dos bebês e das crianças bem pequenas. A Educação Infantil é um período extremamente importante para a formação da criança e as professoras que trabalham nessa área tem um papel fundamental nesse processo de aprendizagem.

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Educação infantil

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Referências


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