ROTINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INFÂNCIA E APRENDIZAGEM

Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Digilaini Machado dos Santos, Nilceia Frausino da Silva Pinto

Resumo


O presente artigo aborda a rotina escolar na Educação Infantil e suas contribuições no desenvolvimento infantil, partindo da premissa de que a educação é o caminho para se alcançar o desenvolvimento integral do ser humano, tendo como alicerce a importância da Educação Infantil a partir da Constituição Federal de 1988, que passa a entender a creche e pré-escola, como um direito da família e dever do Estado. Posteriormente esse direito é efetivamente garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) 9.394/96, onde a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica, compreendendo creche (0 a 3 anos) e pré-escolas (4 e 5 anos). O presente artigo parte da seguinte problemática: Como a rotina escolar contribui para a aprendizagem das crianças de Educação Infantil? Constitui seu objetivo investigar a rotina escolar e suas contribuições para o aprendizado das crianças que frequentam a Educação Infantil. Para tal, fez-se uso da metodologia de pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica sobre a temática discutida. Salienta-se, neste trabalho, a contribuição da rotina para os momentos de experiências vivenciados pelas crianças da Educação Infantil que, quando pensada de forma flexível e heterogênea, oportuniza o desenvolvimento da criança de forma integral. Portanto, espera-se que o presente artigo promova um repensar sobre o trabalho com a Educação Infantil e possa contribuir para uma reflexão sobre as rotinas construídas e desenvolvidas com e para as crianças nesse segmento de educação.

Palavras-chave


Educação Infantil. Rotina escolar. Desenvolvimento infantil.

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