DETERMINAÇÃO DO VOLUME DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS UTILIZANDO OS MÉTODOS DE AZEVEDO NETTO E PRÁTICO INGLÊS

Jones dos Santos Garcia, Nicolas Azambuja Borges dos Anjos, Marcelo Jacomini Moreira da Silva

Resumo


O presente relato tem como objetivo mostrar uma alternativa viável para a economia de água nas instalações dos edifícios do Colégio COC e Faculdade Fama, de Iturama-MG. Sendo a água um bem primordial para a preservação da vida no planeta terra, é necessário buscar soluções para utilizá-la de maneira correta e responsável. A escolha do tema ocorreu depois de se observar a grande quantidade de água de chuva que é descartada sem um fim específico e da utilização de água potável para lavagem de pisos e irrigação de jardins nos referidos edifícios. Adota-se na pesquisa metodologias de dimensionamento de reservatório já experimentadas e propostas nas normas brasileiras. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de May (2004), Amorim e Pereira (2008), Bezerra Filho e De Júlio (2015), Dornelles, Tassi e Goldenfum (2010), entre outros. O que se conclui é que as perdas e desperdícios de água potável poderão ser diminuídas, levando em consideração que a alternativa apresentada pode ser autossuficiente para tais objetivos.

Palavras-chave


Água de chuva. Alternativa. Reservatório.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, S. V.; PEREIRA, D. J. A. Estudo comparativo dos métodos de dimensionamento para reservatórios utilizados em aproveitamento de água pluvial. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 53-66, abr./jun. 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2007.

BEZERRA FILHO, L. E. D.; DE JÚLIO, M. Estudo de Técnicas Sustentáveis para Utilização de Água não Potável em Edifícios. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 12, n. 2, p. 110-134, jul./dez. 2015.

DORNELLES F.; TASSI R.; GOLDENFUM J. A. Avaliação das Técnicas de Dimensionamento de Reservatórios para Aproveitamento de Água de Chuva. RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre/RS, v. 15, n.2, p. 59-68, abr./jun. 2010.

MAY, S. Estudo de viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, SP.




DOI: https://doi.org/10.29031/ros.v7i8.411

Direitos autorais 2018 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779