CUSTO-PADRÃO AUXILIANDO NO PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÃO

Jairo de Souza Depina, Ana Paula de Araújo Barbosa

Resumo


A Contabilidade de Custo é utilizada para auxiliar a administração a tomar decisões, fazer planejamentos e controles dos seus custos. Muitos confundem custos e despesas e não sabem diferenciá-los, mas cada um está classificado de acordo com suas características: os custos são todos gastos utilizados na fabricação ou produção de produtos, bens ou serviços; as despesas são todos os gastos relativos às áreas administrativas. Foi a partir de século XVIII que essa ferramenta ganhou sua importância dentro das entidades e, na atualidade, há exigências de informações qualificadas para que as empresas consigam alcançar seus objetivos no mercado competitivo e melhorem suas atividades internas. Com isso foi criado o sistema de custeamento para melhor atender as necessidades de cada organização de acordo com as suas atividades. Os métodos de custeio existentes são: custeio ABC, custeio variável, custeio por departamentalização, custeio por absorção e o custeio padrão ou custo-padrão; esses métodos de custeio são instrumentos de informações auxiliadoras no controle e na tomada de decisões. Conclui-se que sobre controle e tomada de decisão, o custo-padrão é o sistema adequado para direcionar a empresa ao resultado satisfatório, devido a sua comparação da situação real e estimada; por meio do resultado obtido são feitas as análises das variações, se foram favoráveis ou desfavoráveis. Com base nesses dados cabe a administração tomar a decisão adequada à empresa. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com informações obtidas através de livros, sites, tendo como referencial Martins (2009), Crepaldi (2008), Carvalho (2002).

Texto completo:

PDF

Referências


BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CARVALHO, Dalmy Freitas de. A contabilidade de custos e os métodos de custeio: uma análise da utilização gerencial da informação da contabilidade de custos pelas indústrias de autopeças da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2002. 143f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ, Rio de Janeiro.

CONÁBIL PHOENIX. Contabilidade de Custos. São Paulo: Fundação Sergio Contente, 2013.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

DUTRA, René Gomes. Custos: uma abordagem prática. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GOMES, José Henrique de Freitas; PAMPLONA, Edson de Oliveira. A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável. XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008.

GONÇALVES, Carolina Tarouco et al. Gerenciamento de Custos: Aplicação do método custeio baseado em atividade (ABC) na empresa Ferrari Indústria Metalúrgica. Anais VI Seminário de Iniciação Científica Curso de Ciências Contábeis da FSG, v. 4, n.1, 2013.

IUDÍCIBUS, Sergio de. Contabilidade Gerencial. 6. ed. 11 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: planejamento, implantação e controle. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. 9. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

VASCONCELOS, Yumara Lúcia. Custo-padrão. Curitiba: IESDE, 2010.

WARREN, Carl; REEVE, James M.; FEES, Philip E. Contabilidade de Custo, Contabilidade Grencial. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008.




DOI: https://doi.org/10.29031/ros.v4i2.118

Direitos autorais 2015 Organizações e Sociedade



Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779