GESTÃO POR PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO NUMA INDÚSTRIA DO SETOR SUCROENERGÉTICO DO MUNICÍPIO DE ITURAMA-MG

Márcio Peixoto da SILVA JÚNIOR, Bácima Eliana Alves SIMÃO

Resumo


O conceito de processo tem sido frequente nos textos e nas discussões sobre administração nos últimos anos. É praticamente improvável evitar temas como reengenharia de processos, organização por processos e gestão por processos. Essa ideia, no entanto, não é nupérrima e tem origens na tradição da engenharia industrial e no estudo dos sistemas sociotécnicos. Embora muito presente, a gestão por processo não é adotada pela maioria das empresas. Este artigo propõe-se facilitar a compreensão acerca do assunto, demonstrando os conceitos fundamentais da gestão por processos, contribuindo assim para uma melhor compreensão do funcionamento dos processos organizacionais, de modo a identificar se a gestão eficiente de processos de negócios contribui para o aumento da produtividade e melhoramento do clima organizacional, por meio do estudo de caso em uma empresa no ramo sucroenergético localizada no município de Iturama-MG. A pesquisa será realizada dentro da abordagem qualitativa, levando-se em consideração a pesquisa exploratória que permitirá uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado; como procedimento, será empregado o método de estudo de caso. Notou-se com a realização desta pesquisa que as maiores dificuldades apontadas pelo gestor entrevistado se referem à elaboração dos fluxos dos processos e à interação entre as áreas envolvidas. Este estudo gerou dados importantes para a organização, que poderão ter uma boa aplicação e desenvolvimento, como a realização de reuniões para alinhamento dos processos, integração da equipe, reduzindo assim o risco de insucesso na implementação de novos processos.

Texto completo:

PDF

Referências


AALST, W; HOFSTEDE, A; WESKE, M. Business process management: A Survey, BPM'03 Proceedings of the 2003 international conference on Business process management, p. 1-12, 2003.

ALBUQUERQUE, A.; ROCHA, P. Sincronismo organizacional. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRASIL, P. G. R. Manual de gestão de processos. Brasília: MPF/PGR, 2013.

DAVENPORT, T. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através de tecnologia de informação. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

DE SORDI, J. O. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Saraiva, 2005.

DOEBELI, G. et al. Using BPM governance to align systems and practice. Business Process Management Journal, v. 17, p. 184-202, 2011.

GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. RAE- Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p.6-19, jan./mar. 2000.

¬¬¬¬______. Processo, que processo? RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 8-19, out./dez. 2000.

HAMMER, M; CHAMPY, J. Reengenharia revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da Gerência. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

HARRINGTON, J. Aperfeiçoando processos empresariais, Makron Books, São Paulo, 1993.

HELLSTRÖM, A. Conceptions of process management – an anlysis of the discourse in the management literature. 9th International QMOD Conference, Liverpool, p. 8-10, 2006.

HINICH, M.; MUNGER, M. Analytical politics. Cambridge: Cambridge University Press. 1997.

JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto. São Paulo: Pioneira, 1992.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

KEEN, P. The process edge, Harvard Business School Press, Boston, Massachusetts, 1997.

LIMA, M. B. B. P. B. A gestão da qualidade e o redesenho de processos como modelo de desenvolvimento organizacional em hospitais públicos universitários: o caso do Hospital das Clínicas da UNICAMP. 2006. 176f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas.

MARANHÃO, M.; MACIEIRA, M. E. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

OLIVEIRA, D. P. R. de. Administração de processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

RAFAEL, P. et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SCHONBERGER, R. World class manufacturing: The Lessons of Simplicity Applied, 1986.

SHEWHART, W. A. Economic control of quality of manufactured product. New York: D. Van Nostrand Company, Inc., 1931.

SHINGO, S. O sistema toyota de produção: Do ponto de vista da engenharia de produção. Porto Alegre: Bookman, 1996.

SPERS, V. R. E. Tópicos gerenciais contemporâneos. Curitiba: IESDE, 2009.

STALK, G., EVANS, P., SHULMAN, L. Competing on capabilities: The New Rules of Corporate Strategy. Harvard Business Review, p. 57-69, 1992.

TRKMAN, P. The critical success factors of business process management. International Journal of Information Management, v. 30, p. 125-134, 2010.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,




Direitos autorais 2015 Organizações e Sociedade



Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779