MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL: VANTAGENS E DESVANTAGENS SOB A VISÃO DO MEI JOSÉ DA SILVA MORENO

Renata de Sampaio Valadão, Janaina de Medeiros Pinto

Resumo


Durante as duas últimas décadas, percebemos várias mudanças no mundo corporativo e dentre essas mudanças destacamos o processo empreendedor que principalmente no Brasil tem sido uma das maneiras que os brasileiros têm utilizado para enfrentar as instabilidades econômicas que acontecem de tempos em tempos e também como uma alternativa para solucionar os problemas sociais, como o desemprego que infelizmente assola muitas regiões. Novas maneiras de fazer negócios foram incorporadas para atender as novas e atuais exigências dos consumidores, desse modo percebemos a importância do empreendedor e seu papel transformador no cenário econômico e social brasileiro. Sendo assim, para compreender um pouco mais sobre o universo empreendedor na região noroeste paulista o objetivo geral desta pesquisa foi identificar as vantagens e desvantagens percebidas pelo empreendedor José da Silva Moreno após a formalização de seu negócio. Desse modo, percebemos por meio da narrativa do MEI José que ser empreendedor não é uma tarefa fácil, não basta sonhar, é necessário colocar em prática o sonho por meio de planejamentos e acompanhar o desenvolvimento desse plano. Para ser empreendedor é necessário ter iniciativa, ser otimista, estar preparado para enfrentar os entraves diários, ter objetivos claros, fazer planejamentos, perceber oportunidades, entender as necessidades dos clientes, ser inovador e controlar todos os processos. Ou seja, o empreendedor precisa estar preparado para buscar soluções para os problemas apresentados por seus clientes.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Luis César G. de. Teoria da Administração: aplicação de resultados na empresa brasileira. São Paulo: Atlas, 2004.

CONSULTORIA CONCEITO. Microempreendedor Individual – MEI: perguntas e respostas. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2015.

DORNELLAS, José Carlo de Assis. Transformando Ideias em Negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

FERREIRA, Aldemir Antonio et al. Gestao empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

FONSECA, João José Saraiva da. APOSTILA DE METODOLOGIA DA PESQUISA. São Paulo: Atlas, 2012.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MEDALHA, Marina; LEONY, Carlos. Microempreendedor Individual: sua dinâmica e o papel do município. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011

PORTAL DO EMPREENDEDOR. Legislação MEI. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015.

PORTAL DO EMPREENDEDOR. MEI faz cinco anos com formalização de mais de quatro milhões de optantes. 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 maio. 2015.

PORTAL DO EMPREENDEDOR. O que é?: definição do Micro Empreendedor Individual - MEI. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2015.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.O que é ser Empreendedor. Disponível em: . Acesso em: 20 maio. 2015.

VIANNA, Ilca Oliveira de A. Metodologia do Trabalho Científico: um enfoque didático da produção científica. São Paulo: EPU, 2001.

ZARA, André. CONEXÃO: empreendedorismo em série. São Paulo: Gráfica Bandeirante, 2013.




Direitos autorais 2015 Organizações e Sociedade



Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779