PRINCIPAIS CAUSAS DE INSUCESSO E FECHAMENTO DE COOPERATIVAS: ESTUDO DE CASO NA COOPERATIVA AGRÍCOLA DA FAZENDA TIETÊ

Simone Morobosi Mendes, Tatiani Fernanda Pereira Hernandes, Ademir da Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar as dificuldades que as cooperativas têm enfrentado, em níveis gerais, dada a competitividade mercadológica atual, bem como, os principais motivos de insucesso destas instituições, tomando como objeto de estudo a Cooperativa Agrícola da Fazenda Tietê, localizada no Município de Pereira Barreto/SP. Para tanto, buscou identificar, por meio de um estudo de caso na cooperativa em questão, associado à pesquisa bibliográfica, as principais características para identificar o perfil dos cooperados, assim como, sua participação, nível de conhecimento em relação ao cooperativismo, pré-disposição na participação e atuação no grupo de cooperados e iniciativa de ajuda para com a organização da qual faziam parte; a fim de contribuir para que outras cooperativas já existentes e as outras entidades futuras se antecipem das possíveis causas enfrentadas, como falta de união, comprometimento, estímulo e conhecimento sobre o cooperativismo. A pesquisa foi realizada através de livros, revistas, sites; e com análise documental da cooperativa em estudo que possuía cerca de trezentos cooperados. Os resultados, apontaram para o baixo nível de envolvimento dos cooperados devido ao desconhecimento dos valores e princípios das cooperativas, baixa participação destes na gestão, desmotivação, decisões tomada de maneira unilateral, desconhecimento dos cooperados sobre o Estatuto da cooperativa, falta de comprometimento, transparência e união, problemas na administração, mudanças do mercado entre outras.

Texto completo:

PDF

Referências


ESTATUTO DA COOPERATIVA AGRÍCOLA DA FAZENDA TIETÊ. Pereira Barreto, 1988.

FERRINHO, Homero. Cooperativas e desenvolvimento rural. Lisboa: Clássica Editora, 1978.

ROSALEM, Vagner; SILVA, Edson Arlindo. A percepção dos cooperados acerca da gestão de cooperativas: Um estudo em uma cooperativa de granjeiros. 2008. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2012.

SIGNIFICADO de Nissei. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2015.

TOFANETO, Antonio et al. A estratégia de cada um ante a crise. Revista VISÃO, ano XXXII, nº 22, 1983.

UNIMED. Brasil Cooperativo, 2010. Disponível em: . Acesso em: 21 abr 2012.

VIANNA, Ilca Oliveira de A. Metodologia do Trabalho Científico: um enfoque didático da produção científica. São Paulo: E.P.U., 2001.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.




DOI: https://doi.org/10.29031/ros.v4i2.163

Direitos autorais 2015 Organizações e Sociedade



Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779