A FIDELIZAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA CIDADE DE FERNANDÓPOLIS

Jamila Patrícia dos Santos Machado, Janaina de Oliveira Gonçalves, Tais Oliveira de Sousa, Patricia Helena Roman Guilhemat

Resumo


Pretende-se com este estudo identificar por meio de uma pesquisa de levantamento se as organizações veem o estagiário como um cliente interno importante e se proporcionam a ele oportunidades de crescimento com a utilização de fatores motivacionais no processo de fidelização. A pesquisa foi realizada com uma amostragem dos alunos da Fundação Educacional de Fernandópolis que atualmente são estagiários. Foi aplicado o questionário, com o intuito de verificar se os estagiários têm vontade de continuar na empresa, se há ações estratégicas para que eles se sintam motivados e se a empresa contratante faz uso das ferramentas de endomarketing para a fidelização e encantamento dos mesmos.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRES, Associação Brasileira de Estágio. Sem experiência, estagiários devem mostrar engajamento. 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO - ABENO. Estágios supervisionados. ABENO, 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2015.

BARTH, M.; NEGRI, A. Endomarketing: o desafio de fidelizar o cliente interno. Revista Temática, ano VIII, n. 1, 22 p., jan. 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2015.

BATISTA, E. M. F. Política de marketing interno: Como conseguir melhorar a fidelização do cliente a partir de uma melhora na prestação do serviço educacional. 2008. 44 f. Monografia (Especialização em Administração Escolar) - Universidade Candido Mendes, Goiânia. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2015.

BRASIL. Lei nº. 11788, de 25 de dezembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2015.

BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BEKIN, S. F. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995

BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

CAVAGNOLLI, D. C. S.; MAINO, J. R. Proposta de um projeto de Marketing Interno para ser implantado na Universidade Feevale. Seminário de Pós-Graduação. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2010 apud BARTH, M.; NEGRI, A. Endomarketing: o desafio de fidelizar o cliente interno. Revista Temática, ano VIII, n. 1, 22 p., jan. 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2015.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. São Paulo: Ed. Campus, 1999.

LAS CASAS, A. Marketing de serviços, 4. ed. S. Paulo: Atlas, 2006.

MASLOW, A. Introdução à psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado, 1962 apud BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARQUES, J. Motivação no trabalho. 2008. 63 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, Paraíba. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015

MATTAR, F. Pesquisa de Marketing. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

OLIVEIRA, A; LEITE FILHO, C; RODRIGUES, C. Relações de trabalho em estágio: Exploração ou Aprendizagem? SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015.

ROBBINS, S. Fundamentos do comportamento organizacional. 7. Ed. São Paulo, 2004.

SILVA, A. G. F. O estágio como espaço de formação profissional. 2011. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2015.




Direitos autorais 2015 Organizações e Sociedade



Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779