O ADMINISTRADOR FINANCEIRO: SEU PAPEL E SUAS HABILIDADES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES SOB A PERCEPÇÃO DOS GESTORES

José Ricarte de Lima, Roseli Farias de Oliveira

Resumo


O processo de gestão das grandes, micro e pequenas empresas tem sido objeto de estudo nos dias atuais. A percepção dos empresários em relação a gestão dos seus ativos passou nos últimos anos a ser algo de suma importância antes de qualquer metodologia ser adotada no tocante a construção projetos e suas execuções. Nesse sentido, o estudo aqui buscou demostrar a importância do administrador financeiro nas organizações, seu papel no processo de elaboração dos projetos da organização, bem como a percepção dos gestores em relação ao trabalho desse agente. Para tanto, os métodos adotados para a execução dos dados se deu a partir de pesquisas bibliográficas e campo, sendo que a mesma se caracterizou como descritiva. Como instrumento de busca de informações à campo foi utilizado um questionário. Como resposta, percebe-se que os gestores compreendem o papel do administrador financeiro como sendo de fundamental importância para que as empresas atinjam seus objetivos propostos. Por outro lado, 86% dos gestores pesquisados dizem estar satisfeitos, mas, 14% dos mesmos dizem não estar satisfeitos com o papel dos administradores financeiros nas suas organizações.

Texto completo:

PDF

Referências


ALCÂNTARA, J. C. G. A experiência de empresas brasileiras com a implantação do sistema de Shareholder Value Based Management: um estudo clínico. 1997. Tese (Doutorado em Administração) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.

BRAGA, R. Fundamento e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1989.

BRIGHAM, Eugene F.; GAPENSKI, Louis C.; EHRHARDT, Michael C. Administração financeira: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.

CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho: como reter talentos na organização. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

COBRA, M. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1992.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Geográfica, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. Organização, Recursos Humano e Planejamento: Os novos desafios da empresa do futuro. Rev. Adm. Empres., vol. 37, nº 3, São Paulo, 1997. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2016.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Harbra, 1997.

______. Princípios da administração financeira: essencial. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

GRODISKI, Henrique Ronne. A importância do planejamento e controle financeiro para o desempenho empresarial. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2016.

GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administração financeira. São Paulo: Saraiva, 1998.

MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

VAN HORNE, J.C. Financial Management andpolicy. 10. ed. New York: Prentice Hall, 1995.




Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779