EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG

Jusceni de Fatima Aparecida Queiroz, Diego Neves Ribeiro, Danilo Aparecido Alves

Resumo


Os padrões culturais a respeito das mulheres e sua presença na sociedade merecem destaque, uma vez que as mesmas deixaram de ser simplesmente do lar e passaram a ocupar cargos e funções dos mais simples aos mais complexos no mercado de trabalho. As mulheres cada vez mais assumem o papel de empreendedoras, gerando emprego e renda, revelando que a multiplicidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios que estão sendo vencidos com garra, coragem e determinação. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características e especificidades das mulheres empreendedoras mineiras do município de Iturama-MG, embasando a pesquisa com a teoria. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coletar os dados, foram feitas quatro entrevistas abertas com empreendedoras do município de Iturama-MG. Os dados foram tratados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa pode-se concluir que das diferentes características que as empreendedoras entrevistadas possuem, existem certas características em comum como realização pessoal, perseverança, criatividade, otimismo, percepção de negócios e ousadia para alcançar suas metas e superar as dificuldades. Percebe-se também que são mulheres determinadas e na forma de cada uma se relatar nota-se o espírito empreendedor e criativo. Elas tiveram como ponto de partida o conhecimento, visão de mercado e habilidades que as fizeram empreendedoras. Profissão as quais se dedicam com paixão e que lhes possibilitam criar e afirmar seus próprios valores.

Palavras-chave


Empreendedorismo. Gestão. Características empreendedoras.

Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas. 2. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva 2007.

DORNELAS, J. C. A. Transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

FILION, L. J.; DOLABELA, F. Boa ideia! E agora? Plano de negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000.

FRANCO, M. M. S. Empreendedorismo Feminino: Características Empreendedoras das Mulheres na Gestão das Micro e Pequenas Empresas. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM EMPREENDEDORISMO E GESTÃO EM PEQUENAS EMPRESAS, VIII. Goiânia, 2014. Anais... Goiânia: EGEPE, 2014.

GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2016.

______. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil – 2007. Curitiba: IBQP, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

JABLONSKI, B.; FÉRES-CARNEIRO, T. Papéis conjugais: conflito e transição. Relação amorosa, casamento, separação e terapia de casal, v. 1, p. 113-123, 1996.

JONATHAN, E. G. Mulheres empreendedoras: medos, conquistas e qualidade de vida. Psicologia em Estudo, v. 10, n. 3, p. 373-382, 2005.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, A. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.

LEZANA, A. G. R.; TONELLI, A. O comportamento do empreendedor. In: DE MORI, F. (org.). Empreender: identificando, avaliando e planejando um novo negócio. Florianópolis: Escola de Novos Empreendedores, p. 13-66, 1998.

MACHADO, H. P. V.; BARROS, G. V. D.; PALHANO, D. Y. M. Conhecendo a empreendedora norte-paranaense: Perfil, porte das empresas e dificuldades de gerenciamento. In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 3, 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 171-197.

MARCONDES, R. C.; BERNARDES, C. Criando empresas para o sucesso. 2. ed. São Paulo: Futura, 2000.

MARTINS, C. B.; CRNKOVIC, L. H.; PIZZINATTO, N. K.; MACCARI, E. A. Empreendedorismo feminino: características e perfil de gestão em pequenas e médias empresas. Revista de Administração da UFSM, v. 3, n. 2, p. 288-302, 2010.

NATIVIDADE, D. R. D. Empreendedorismo feminino no Brasil: políticas públicas sob análise. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 1, p. 231-256, 2009.

ROCHA-COUTINHO, M. L. Quando o executivo é uma “dama”: a mulher, a carreira e as relações familiares. In: CARNEIRO, T. F. (Org.). Família e casal: arranjos e demandas contemporâneas. Rio de Janeiro: Loyola, 2003. p. 57-77.

SHANE, S. A. A general theory of entrepreneurship: the individual-opportunity nexus. Edward Elgar Publishing, 2003.

SCHLEMM, M. M. Empreendedorismo no Brasil. Instituto Brasileiro de Qualidade

e Produtividade do Paraná, 2007.

STOLCKE, V. Mulher e Trabalho. Estudos CEBRAP, n. 26, p. 81-117, 1980.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.




Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779