GESTÃO DE PROJETOS E SEUS MODELOS DE MATURIDADE

Fabiano Martin Tiossi, Fernando Gasparato

Resumo


Uma gestão de projetos alinhada aos propósitos organizacionais e que traga resultados conforme as expectativas do negócio é o fundamento de todo e qualquer esforço de um gestor de projetos. Uma organização que desenvolve seus produtos e serviços em conformidade com as técnicas específicas de gerenciamento de projetos tende a apresentar melhores resultados e a enfrentar de forma mais segura e promissora aos desafios constantes do mercado. Além do mais, a maturidade é algo particular de cada empresa e acontece conforme suas estratégias gerenciais e o grau de percepção é um dos fatores que definem a rapidez com que a mudança ocorrerá. A maturidade acontece conforme a naturalidade de execução também acontece. Este estudo tem como objetivo apresentar um referencial teórico sobre a gestão de projetos, dando enfoque aos modelos de maturidade de projetos empresariais. Como método, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Por serem diversos os modelos de maturidade disponíveis no mercado, direcionou-se para os mais utilizados: KPMMM, CMMI, o OPM3® e modelo Prado –MMGP. Os resultados demonstram, com base na teoria, que cada modelo pode ser utilizado conforme as particularidades de cada negócio e os resultados variam os esforços e necessidades de cada empreendimento.

Palavras-chave


Gestão de projetos. Maturidade. Modelos de maturidade.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, M.; RABECHINI, R. Construindo competências para gerenciar projetos: teorias e casos. São Paulo: Atlas, 2006.

CASTRO, M. C. Desenvolvendo a maturidade em Gestão de Projetos nas empresas através da implantação do PMO. Revista TecHoje, 28 mai. 2009. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2016.

FINCHER, A.; LEVIN, G. Project management maturity model. Chicago: Project Management Institute, 1997.

FLEURY, A.; FLEURY, M.T. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000.

GARIBA JUNIOR, M. Um modelo de avaliação de cursos superiores de tecnologia baseado na ferramenta Benchmarking. 2005. 304 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

HERKENHOFF, D. A. Análise comparativa dos modelos de maturidade de projetos: OPM3, CMMI, Kerzner e MMGP - Prado. 2010. 94 f. Projeto final (MBA em Gerenciamento de Projetos) - Universidade Federal Fluminense.

HILLSON, D. Assessing Organizational Project Management Capability. Journal of Facilities Management, v. 2, n. 3, p. 298-311, jul. 2003.

KERZNER, H. Project Management: a systems approach to planning, scheduling and controlling.10 ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2009.

______. Gestão de Projetos: as melhores práticas. Tradução: Lene Belon Ribeiro. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2006.

MARISCO, T. S. Avaliação da maturidade em gerenciamento de projetos: estudo multicaso de empresas globais no contexto brasileiro. 2009. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA Gestão de Projetos) – Ibmec, Belo Horizonte, MG.

NTLOKOMBINI, N. N. P. Project management as a catalyst for improved quality within organizations. (Unpublished master’s thesis). Cape Peninsula University of Technology, Bellville, SA, 2010.

PRADO, D. S. Gerenciamento de portfólios, programas e projetos nas organizações. 5. ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços, 2009. (v. 1; Série Gerenciamento de projetos).

______. Maturidade em Gerenciamento de Projetos. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços, 2008. (v. 7; Série Gerenciamento de projetos).

PMI. Project Management Institute. A guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). Project Management Institute, 2013.

______. Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®): PMI 2008.

SEI.Software Engineering Institute. CMMI for development, v. 1.2. 2006.

SILVEIRA, G. A. Fatores contribuintes para a maturidade em gerenciamento de projetos: um estudo em empresas brasileiras. 2008. 383 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade, Universidade de São Paulo.

SRIVANNBOON, S. Achieving competitive advantage through the use of project management under the plan-do-check-act concept. Journal of General Management, v. 34, n. 3, p. 1-20, 2009.




Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779