AVALIAÇÃO DA ECONOMIA DE ÁGUA EM CHUVEIRO COM DISPOSITIVO AERADOR

Marcelo Jacomini Moreira da Silva, José Euclides Stipp Paterniani, Luís Fernando José Assunção, Paulo André Buosi Trindade

Resumo


A escassez de recursos hídricos tem causado uma preocupação mundial em relação ao consumo e o aproveitamento de água. Este trabalho teve como propósito avaliar um dispositivo de aeração alternativo que se encaixa na entrada de um chuveiro normal. O dispositivo funciona a partir do efeito Venturi, um tubo cujo diâmetro varia, criando uma diferença na pressão e variação na velocidade da água que passa através dele. O ar é succionado para o interior do tubo Venturi devido à pressão negativa criada na região de menor diâmetro, fazendo com que a água e o ar se misturem. O sistema torna um chuveiro simples em um chuveiro aerado, proporcionando uma redução no consumo de água, com sensação de estar recebendo a mesma quantidade de água. Apesar da ideia de chuveiros aerados não ser recente ainda há pouca disponibilidade no mercado, isso torna o custo relativamente elevado; já utilizando o tubo Venturi como uma alternativa eficiente e viável, pode-se ter um custo total aproximadamente 20% mais baixo em relação às opções encontradas no mercado. O dispositivo foi testado em laboratório, analisando a economia em função da variação de pressão; após analise estatística notou-se que, utilizando o equipamento, o seu desempenho proporciona uma economia de água máxima de 8,59%, comparado com o chuveiro convencional sem o sistema aerador.

Palavras-chave


Economia de água. Aerador. Tubo de Venturi.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12218: projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. Rio de Janeiro, 1994.

BRASIL. Ministério do planejamento orçamento e gestão. Secretaria do PAC (SEPAC/MPOG), 2013.

CASSIOLATO, César; ALVES, Evaristo. Medição de vazão. Controle e instrumentação, São Paulo, v. 11, n. 138, p. 70-78, jun./2008.

DOWBOR, L.; TAGNIN, R. A. Administrando a água como se fosse importante. São Paulo: Senac, 2005.

FRANCESCHI, M. T. et al. O chuveiro inteligente. Revista Científica e-Locução, v. 1, n. 3, 2015.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Equipamento reduz consumo de água de chuveiro em 30 por cento. 2006. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2016.

LORENZETTI. Lorenzetti oferece dicas práticas para reduzir o consumo de água. 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2016.

OLIVEIRA, L. H. Metodologia para implantação de programa de uso racional de água em edifícios. 1999. 344f. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica da USP, São Paulo.

PORTO R. M. Hidráulica Básica. 4. ed. São Carlos: EESC-USP, 2006.

ROGERS, P. P. et al. Water crisis: myth or reality? London: Fundación Marcelino Botín, Taylor & Francis, 2006.

SABESP. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Dicas e testes. 2016a. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2016.

------------. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Uso racional da água. 2016b. Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2016.

SEPAC. Secretaria do PAC. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPAC/MPOG), 2013.

SNIS. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Diagnósticos dos Serviços de Água e Esgoto 2013. Brasília: SNSA/MCIDADES, 2014. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2016.

SOMLYODY, L.; VARIS, O. Freshwater under pressure. International Review for Environmental Strategies, v. 6, n. 2, p. 181-204, 2006.

SCHMIDT, W. Produtos economizadores de água nos sistemas prediais. Revisão de: GONÇALVES, O. M.; IOSHIMOTO, E.; OLIVEIRA, L. H. Brasília: Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano. Secretaria de Política Urbana, 1999.

TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: RiMa, IIE, 2003.

VÍQUA. Kit tubo de Venturi valvulado. 2012. Disponível em: Acesso em: 25 ago. 2016.




Direitos autorais 2017 Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779