GESTÃO DE ESTOQUE PELO MÉTODO DO ESTOQUE MÁXIMO-MÍNIMO EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE DO RAMO DE REVENDA DE COMBUSTÍVEL EM CARNEIRINHO-MG

Renato Pereira Gomes, Willyan Wilson Milan

Resumo


A gestão de estoque é uma atividade crucial para empresas que produzem ou que comercializam determinado produto ou serviço, uma vez que o gestor dessa área tem a missão de garantir o funcionamento contínuo e ininterrupto das atividades desempenhadas. Em consequência disso, foi feita uma revisão bibliográfica sobre os principais temas e assuntos abordados, logo após foi realizada uma pesquisa documental junto aos arquivos e documentos disponibilizados pelo proprietário e gestor da empresa, pesquisa que se caracterizou quantitativa, uma vez que seus resultados foram expostos em gráficos e tabelas. Teve como objetivo mostrar a aplicabilidade e desempenho do método de gestão máximo-mínimo em uma empresa de médio porte do ramo de revenda de combustível em Carneirinho-MG. Por meio do estudo foi possível explicitar com clareza a forma que a gestão de estoque influencia direta e indiretamente na missão de se obter lucratividade e diferencial competitivo perante o mercado em que está inserida. Chegou-se ao resultado de que com a adoção do método máximo-mínimo a empresa conseguirá atingir resultados atinentes às reduções de custos e recursos, como também obterá um controle enxuto e palpável de seus estoques.

Palavras-chave


Gestão. Estoque. Máximo-mínimo.

Texto completo:

PDF

Referências


ARNOLD, J. R. T. Administração de materiais: uma introdução. São Paulo: Atlas, 2014.

CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. 2. ed. Barueri: Manole, 2008.

DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HARA, C. M. Administração de recursos materiais e patrimoniais. Campinas: Alínea, 2012.

MACEDO, N. D. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1995.

MACHADO, M. C. Gestão de Operações V. 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2016.

MARINS, F. A. S. Técnicas de previsão. São Paulo: Unesp, 2011.

MIGUEL, P. A. C. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Revista Produção, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 216-229, 2007.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

RAMPAZZO, L. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

SILVA, A. C. R. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SUCUPIRA, C. A. de C. Gestão de estoque e compras no varejo, mar. 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2016.




Direitos autorais 2017 Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779