ETAPAS PARA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LOTEAMENTO URBANO

Gustavo Faria Albino, Hully Arantes Maciel, Luciana Almeida de Freitas Araújo, Renato Cardoso de Oliveira

Resumo


Devido à grande dificuldade que envolve a burocracia existente nos órgãos públicos brasileiros, o objetivo deste artigo é proporcionar suporte aos profissionais da área, como também aos interessados no assunto, de modo a orientar tecnicamente o processo de aprovação do projeto de um loteamento, diminuindo o tempo de trabalho e facilitando o entendimento da tramitação que este processo requer. Acompanhando a diretriz aqui determinada, ajudará em todas as etapas de aprovação do projeto de loteamento, para desta forma agilizar e melhorar o desenvolvimento de novos projetos de loteamentos, adequados com o plano diretor do município, bem com as documentações exigidas no ato de registro do loteamento e obras de infraestrutura obrigatórias. Todo o processo foi executado de acordo com as leis federais, estaduais e municipais vigentes a respeito deste assunto, proporcionando um crescimento da cidade de forma planejada e sustentável, respeitando o plano de zoneamento e diretrizes básicas de infraestruturas existentes ao entorno do novo projeto urbanístico.

Palavras-chave


Aprovação. Etapas. Loteamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAXÁ. Manual para projetos de parcelamento de solo ano urbano. Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá, set. 2016. Dispõe sobre parcelamento de solo na cidade de Araxá/MG. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2017.

BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Dispõe sobre a aplicação da lei penal. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2017.

______. Lei Federal n° 6.766 de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e outras providências. Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2017.

ESPÍRITO SANTO. Manual de orientação à aprovação de parcelamento do solo para

fins urbanos ano. Vitória, ES, dez. 2006. Dispõe sobre parcelamento de solo no estado do Espírito Santo. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2017.

ITURAMA. Lei Complementar Municipal n° 07 de 23 de dezembro de 2003. Institui o Código de Parcelamento do solo no Município de Iturama. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2017.

______. Lei Complementar Municipal n° 08 de 23 de dezembro de 2003. Institui o Código de zoneamento e uso do solo no Município de Iturama. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2017.

MINAS GERAIS. Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) de Minas Gerais. Dispõe sobre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2017.

NOGUEIRA, Wagner Rodolfo Faria. Parcelamento do solo. Âmbito Jurídico, Rio Grande, VI, n. 14, ago. 2003. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2017.

PASTANA, Carlos Eduardo Troccoli. Topografia I e II. Apostila de anotações de aula.

Disponível em: .

Acesso em: 09 dez. 2017.




DOI: https://doi.org/10.29031/ros.v7i8.412

Direitos autorais 2018 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779