EMPREENDEDORISMO DIGITAL: SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ÂMBITO ECONÔMICO E SOCIAL
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
CAETANO, R. O gigante crescimento do empreendedorismo digital. 2014. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-gigante-crescimento-do-empreendedorismo-digital/80213/. Acesso em: 04 maio 2018.
CAPOLARI, R. Empreendedorismo e Negócios Sociais: O Caso do Escritório de Projetos da Universidade Estadual de Santa Cruz. Revista Interdisciplinar de Gestão Social. v. 7, n. 2, p. 169-181, 2018. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/51076/empreendedorismo-e-negocios-sociais--o-caso-do-escritorio-de-projetos-da-universidade-estadual-de-santa-cruz/i/pt-br. Acesso em: 05 nov. 2018.
CASTELLS, M. La Era de la información: economiá, sociedad y cultura. México: Siglo Veintiuno, 1999.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2008.
CINTRA, F. C. Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação. v. 10, n. 1, p. 6-12, 2010. Disponível em: http://publicacoes.unifran.br/index.php/investigacao/article/view/147. Acesso em: 24 out. 2018.
DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2009.
DOLABELLA, F. O segredo de Luiza. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2015.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
FAGUNDES, E. M. Como ingressar nos negócios digitais. São Paulo: Edições
Inteligentes, 2004.
FERRIS, T. Trabalhe 4 horas por semana. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008. Disponível em: http://www.projeto.camisetafeitadepet.com.br/imagens/banco_imagem_livros/91_livro_site.pdf . Acesso em: 05 nov. 2018.
GATES, B. A Empresa na Velocidade do Pensamento: Como Um Sistema Nervoso Digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GOMES, R. C. O. Empreendedor X e-empreendedor. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 2, n. 1, p. 0-0, 2003. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/25407/empreendedor-x-e-empreendedor. Acesso em: 20 ago. 2018.
ITELVINO, L. S.; COSTA, P. R.; GOHN, M. G.; RAMACCIOTI, C. Formação do empreendedor social e a educação forma e não formal: um estudo a partir de narrativas de história de vida. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, n. 99, p. 471-50, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000200471〈=pt . Acesso em: 05 nov. 2018.
KOHN, K.; MORAES, C. H. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. Trabalho apresentado no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Santos, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LIMEIRA, T. M. V. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para Empreendedores. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
MONTEIRO, L. A Internet como meio de comunicação: possibilidades e limitações.
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV
CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24. Campo Grande /MS, set. 2001.
NAJBERG, E. et al. Análise e Caracterização dos Casos Vencedores do Prêmio Empreendedor Social- de 2005 a 2017. Gestão e Sociedade, v. 12, n. 32, p. 2257-2286, 2018. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/49256/analise-e-caracterizacao-dos-casos-vencedores-do-premio-empreendedor-social---de-2005-a-2017. Acesso em: 06 maio 2018.
OLIVEIRA, D. M.; ROCHA, M. C. L.; PINTO, F. R. Empreendedorismo Social com Inclusão Digital: o caso Pirambu Digital. Análise, v. 20, n. 2, p. 20-33, 2009. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/face/article/view/3582/5077. Acesso em: 06 maio 2015.
PEREIRA, J. A.; BERNARDO, A. Empreendedorismo Digital Estudo do Projeto Negócios Digitais Realizado pelo Sebrae-PR em Maringá. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 37, p. 293-327, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/43365/empreendedorismo-digital-estudo-do-projeto-negocios-digitais-realizado-pelo-sebrae-pr-em-maringa. Acesso em: 04 maio 2018.
PEREIRA, L. C. B. Desenvolvimento econômico e o empresário. Revista de Administração de Empresas, v. 2, n. 4, p. 79-91, 1962. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v2n4/v2n4a05.pdf. Acesso em: 10 set. 2018.
PICININI, B. M. O manual do empreendedor digital. 2018 Disponível em: https://www.empreendedor-digital.com/manual/download . Acesso em: 18 out. 2018.
ROLDÃO, T; MONTE-MOR, D. S; TARDIN, N. A influência da recessão econômica na interação de empreender: Uma análise cross-country baseada na crise de subprime. Revista Organizações & Sociedade, v. 25, n. 85, 2018. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/49203/a-influencia-da-recessao-economica-na-intencao-de-empreender--uma-analise-cross-country-baseada-na-crise-do-subprime. Acesso em: 05 maio 2018.
SCHUMPETER, J.A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1961. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/intranet/ie/userintranet/hpp/arquivos/100820171042_SchumpeterCapitalismoSocialismoeDemocracia.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.
SEBRAE. Disciplina de empreendedorismo. São Paulo: Manual do aluno, 2007.
SEBRAE. Empreendedorismo Digital: Algumas boas perguntas para sua reflexão. Disponível em:http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/47D4BCB49B5EE0CB8325768F006C7FE0/$File/NT00042F1A.pdf. Acesso em: 18 out. 2018.
SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of
research. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 217-226, 2000. Disponível em: https://entrepreneurscommunicate.pbworks.com/f/Shane%2520%252B%2520Venkat%2520-%2520Ent%2520as%2520field.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.
TOMAZ, E. E-empreendedor: o portal do empreendedor digital. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79524. Acesso em: 11 out. 2018.
VIEIRA, V.A; PELISSARI, A. S. Marketing de Relacionamento: Utilizando o Facebook como Ferramenta Estratégica. Revista Gestão & Tecnologia. v. 18, n. 3, p. 119-140, 2018. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/50695/marketing-de-relacionamento--utilizando-o-facebook-como-ferramenta-estrategica. Acesso em: 12 out. 2018.
YUNUS, M. Criando um negócio social: como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DOI: https://doi.org/10.29031/ros.v8i9.436
Direitos autorais 2019 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779