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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA ELETRÔNICA ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE

POLÍTICAS REGIMENTAIS
Todos os trabalhos enviados para publicação serão submetidos à revisão preliminar da equipe editorial, com triagem antiplágio por meio da ferramenta Farejador de Plágios. A equipe poderá encaminhar o trabalho para avaliação na forma original, sugerir modificações ou manifestar-se sobre sua inadequação para publicação.

Todas as colaborações devem se conformar ao Regulamento da Revista Eletrônica Organizações e Sociedade e serão numeradas pela ordem de chegada.

Os trabalhos submetidos à revista devem estar de acordo com os aspectos formais segundo técnicas e procedimentos científicos, bem como padrões aplicáveis definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação. Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos. Não obstante, assim como os demais artigos submetidos, passarão também pelo processo de avaliação descrito acima.

A revista publica somente um artigo de um mesmo autor e/ou coautor na mesma edição. Serão permitidos no máximo 5 (cinco) autores por artigo, incluindo orientador e co-orientador, se houver.


ORIENTAÇÕES GERAIS
As colaborações a serem publicadas na Revista Eletrônica Organizações e Sociedade obedecerão à seguinte classificação:

a) Artigos originais ou de revisão, resultantes de pesquisa, que apresentem contribuição ao conhecimento científico. Incluem-se aqui os resumos de trabalhos com resultados parciais e/ou finais. Devem conter Título (em português), Autor, Resumo, Palavras-chave (três palavras), Title, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências. Os trabalhos devem ter a extensão mínima de 10 (dez) páginas e máxima de 20 (vinte) páginas, incluindo ilustrações, tabelas e referências. Pode ter no máximo cinco autores, incluindo orientador e co-orientador, se houver. Os resumos devem conter de 100 a 250 palavras, devendo contemplar de forma clara: introdução; objetivo; metodologia; resultados; discussão; e conclusão.

b) Resenhas: devem estar acompanhadas de referência bibliográfica do livro resenhado, nome do autor da resenha e nome da instituição. Pode ser dado um título à resenha. A resenha deve ter extensão mínima de 3 (três) páginas e máxima de 5 (cinco) páginas.

c) Relatos de experiências resultantes de pesquisa: devem apresentar indicação clara do pretendido e alcançado, demonstrando também avanços na produção de práticas extensionistas. Devem conter: Título (em português), Autor, Resumo, Palavras-chave (três palavras-chave), Title, Abstract, Keywords, Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Considerações Finais e Referências. Pode ter no máximo cinco autores, incluindo orientador e co-orientador, se houver. Os trabalhos devem ter de 10 (dez) a 20 (vinte) páginas, incluindo figuras.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TRABALHOS
Para serem publicados na Revista Eletrônica Organizações e Sociedade os trabalhos deverão obter pareceres favoráveis, quando submetidos à apreciação do Conselho Consultivo, segundo os seguintes critérios:
a) originalidade;
b) relevância do trabalho para a difusão e o desenvolvimento dos conhecimentos educacionais;
c) qualidade geral do texto (estrutura de apresentação, clareza da redação e correção gramatical);
d) metodologia (adequação e profundidade coerente na abordagem do assunto);
e) bibliografia utilizada;
f) adequação às normas (ABNT e da revista).

FORMATO
Os textos devem obedecer à seguinte formatação:
a) Folha tamanho A4;
b) Margens de 2,5 cm (todas);
c) Espaço entre as linhas 1,5 cm (em todas as seções do texto);
d) Fonte Times New Roman, tamanho (corpo) 12;
e) Alinhamento justificado.
f) Páginas numeradas no canto superior direito;
g) Utilizar preferencialmente o processador de textos Microsoft Word, versão 2003 ou posterior.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os avaliadores, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos avaliadores.

O(S) AUTOR(ES) DEVERÁ(AO) APRESENTAR AS SEGUINTES INFORMAÇÕES NO PASSO 3 "METADADOS DA SUBMISSÃO:
a) Nome completo do autor;
b) E-mail para contato;
c) Em URL, fornecer o link para o Currículo Lattes;
d) Instituição onde trabalha;
e) Apontar (caso necessário) a origem do trabalho, a vinculação a outros projetos, a obtenção de auxílio para a realização do projeto e quaisquer outros dados relativos à produção do material.
f) Resumo da biografia, contendo titulação acadêmica máxima;
g) Quando o trabalho envolver seres humanos ou animais de experimentação é necessário o parecer de Comitê de Ética em Pesquisa, anexado no Passo 4 "Transferência de Documentos Suplementares".

ILUSTRAÇÕES
- Fotografias devem ser nítidas, no tamanho máximo 9 x 14 cm, apresentadas em formato digital padrão JPEG, resolução mínima de 300 dpi, ou em papel brilhante preto e branco ou colorido;
- Figuras devem ser apresentadas em formato digital padrão JPEG, resolução mínima de 300 dpi, ou em papel, em preto e branco ou colorido;
- Quadros e tabelas: devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos. Assinalar, no texto, pelo número de ordem, o local de inclusão;
- Para reimpressão de Fotografias, Figuras, Quadros e Tabelas extraídos de outros textos, deve ser indicada a fonte de referência e anexada, a autorização da fonte e do autor.
- Caso a obra contenha imagens, é de inteira responsabilidade do autor e/ ou organizador providenciar e enviar as autorizações, por escrito, para sua publicação. As autorizações devem ser anexadas no item "Transferência de Documentos Suplementares", assinadas por aquele(s) que detém/detêm o direito autoral. As imagens ou ilustrações devem seguir os padrões de formatação e a recomendação expressa para divulgação. Se esta norma não for seguida, as imagens serão devolvidas.

NOTAS EXPLICATIVAS, CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
- As notas explicativas, em rodapé, devem ser feitas com a numeração única e consecutiva em algarismos arábicos, conforme ABNT/NBR 6022?
- As citações no texto devem estar de acordo com a ABNT/NBR 10520 de 2002:
Citações literais de até 3 linhas serão integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas (NÃO utilizar itálico) e seguidas pelo sobrenome do autor do referido texto, ano de publicação e página ou páginas do texto citado, entre parênteses (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-xx). Quando o autor citado integra a frase, só o ano e a página serão colocados entre parênteses (ano, p. xx).
Citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, deixando um espaço de 4cm à esquerda. As referências sem citações literais devem ser incorporadas ao texto, entre parênteses, indicando o sobrenome do autor e o ano da publicação (SOBRENOME DO AUTOR, ano).
- As referências devem estar de acordo com a ABNT/NBR 6023, de 2002 ou estruturadas de acordo com o Manual para Normalização de Trabalhos Científicos e Acadêmicos da Faculdade Aldete Maria Alves – FAMA, de acordo com os exemplos a seguir:
- Livro completo de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Livro completo de dois ou três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome et al. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org./Coord.). Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
- Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou negrito. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).
- Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) - Nome da Instituição por extenso (Faculdade, Universidade), local, ano.
- Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou negrito. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).
- Publicação em meio eletrônico:
SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: .......... [endereço eletrônico]. Acesso em: dia mês ano.

FORMA DE ENVIO
Para a submissão dos trabalhos, o autor deve antes cadastrar-se na plataforma da Revista Eletrônica Organizações e Sociedade.
Após o cadastro acesse a plataforma na condição de autor e siga as instruções para submissão.
Os arquivos devem ser enviados em Word (.doc) versão 2003 ou superior.
- Encaminhar em arquivos separados:
a) Os gráficos e tabelas devem ser enviados em Excel, cada um em um arquivo, com identificação de sequência e autor;
b) Figuras, fotografias, desenhos devem ser enviados em arquivo "jpg", cada um em um arquivo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O(s) autor(es) assume(m) todas as consequências caso venha a ser identificado PLÁGIO nesta submissão.
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  4. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  5. O texto está em espaço 1,5cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais dos artigos publicados são da revista, sendo que o autor não poderá publicar em outra fonte de pesquisa sem prévia consulta aos editores da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.