QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Maria Sineide da Silva Nascimento, Érica Fernanda Pereira de Andrade

Resumo


Atualmente, as empresas têm percebido que a qualidade de vida no trabalho pode ser um fator de vantagem competitiva. Profissionais bem treinados e satisfeitos com o ambiente em que trabalham podem aumentar significativamente a produtividade. As organizações perceberam que o seu grande capital é o trabalhador e que quanto melhor suas condições de trabalho e de vida, mais lucrativa e competitiva torna-se a empresa. Muito mais do que conhecimento técnico, o grande diferencial, hoje, é a motivação e o comprometimento dos funcionários com a qualidade e excelência do trabalho realizado. O objetivo principal deste trabalho é apresentar a qualidade de vida no trabalho e sua influência sobre a motivação organizacional, para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, concluindo-se que há a necessidade das empresas buscarem meios para proporcionar bem-estar aos trabalhadores, pois no mundo atual, onde o principal recurso organizacional é o funcionário, a busca pela sua satisfação deve ser intensificada. Um trabalhador que atua de maneira segura, sem riscos a sua integridade física ou moral possui muito mais a oferecer a organização e busca junto a ela seu crescimento.

Palavras-chave


Qualidade de vida no trabalho. Satisfação. Motivação organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de; LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Estratégias de gestão de pessoas e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total. Revista de Administração, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 40-51, abr./jun. 1998. Disponível em: . Acesso: 08 set. 2016.

ARAUJO, Luís César G.; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

______. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

COUTO, Marline Thomaz. Qualidade de vida e satisfação no trabalho. 2008. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) – Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro.

DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicologia do trabalho. São Paulo, 1992.

FERNANDES, Eda. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

HANDY, Charles. A era do paradoxo. Dando um sentido para o futuro. São Paulo: Makron Books, 1995.

HUNTER, James C. O monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007.

______ et al. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente 2002.

LIPP, Marilda Novaes. Pesquisas sobre stress no Brasil: saúde, ocupações e grupos de risco. Campinas: Papirus, 1996.

MORAES, Lúcio Flávio Renault de Luciano, et al. Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2016.

MORETTI, Silvinha; TREICHEL, Adriana. Qualidade de vida no trabalho x auto-realização humana. Revista Leonardo pós, ICPG, Blumenau, v. 1, n. 3, p. 1-14, 2003.

MINICUCCI, Agostinho. Psicologia Aplicada à Administração. 5. ed. São Paulo:

Atlas, 1995.

OLIVEIRA, Patrícia Morilha de; LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Avaliação da gestão de programas de qualidade de vida no trabalho, 2004. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2016.

PERIARD, Gustavo - Tudo sobre as Teorias X e Y de Douglas McGregor. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2016.

RODRIGUES, Marcos Vinícius Carvalho. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 6. ed. Petrópolis : Vozes, 1999.

SHINYASHIKI, Roberto. Qualidade de Vida é Ter Comprometimento. In: BOOG,

Magdalena (Coord): Manual de Gestão de Pessoas e Equipes: Estratégias e

Tendências. São Paulo: Gente, 2002.

WEISS, Donald. Motivação e resultado – Como obter o melhor de sua equipe. São Paulo: Nobel, 1991 apud MORETTI, Silvinha; TREICHEL, Adriana. Qualidade de vida no trabalho x auto-realização humana. Revista Leonardo pós, ICPG, Blumenau, v. 1, n. 3, p. 1-14, 2003.




Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779