GESTÃO ORGÂNICA E MECANICISTA: UM ESTUDO DE SUA EVOLUÇÃO E UTILIZAÇÃO NAS EMPRESAS CONTEMPORÂNEAS

Luciano da Silva Rodrigues, Jovana Rufino Barbais

Resumo


A busca por expansão do mercado quando se almeja o aumento da lucratividade e a crescente diversidade das necessidades dos clientes além da instabilidade do cenário econômico exigem das organizações atuação mais rápida na idealização e adaptação de modelos que sirvam de base para a formulação da estratégia competitiva. Adaptar-se ao mercado é fator predominante para a sobrevivência de qualquer empresa. Para isso, aqui evidencia-se um estudo para uma análise dos modelos de gestão Mecanicista e Humanista. Por meio de uma pesquisa de campo, mostrou-se que não existe fórmula perfeita quando o assunto é modelo de gestão, ou seja, cada organização, tratada como organismo vivo é, portanto, singular; isso nos remete a individualidade de cada uma delas e a necessidade própria de ser gerenciada. Este artigo teve como objetivo discutir algumas formas de gerir uma empresa, utilizando como referência os modelos humanista e mecanicista e o seu papel estratégico no contexto de adaptações e mudanças, tendo em vista as exigências do mercado. Pelos resultados da pesquisa, notou-se que ao discutir conceitos básicos dos modelos de gestão humanista e mecanicista é possível compreender a visão estratégica dos gestores centrada como o caminho de sucesso a ser percorrido, desta forma não há um modelo que se sobressaia ao outro, mas tendências comportamentais que quando inseridas no contexto organizacional levam-se em consideração aspectos importantes como a cultura, visão, missão e valores da organização.

Palavras-chave


Organização. Gestão. Teoria Mecanicista. Teoria Humanista. Eficiência.

Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração: abordagens prescritivas e

normativas da administração. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CURY, C. R. J. O princípio da gestão democrática na educação. Salto Para o Futuro. TV Escola. 2005. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/organizacoes-conceito-e-classificacao. Acesso em: 25 ago.2019.

DICIO. Organização. Disponível em: https://www.dicio.com.br/organizacao/. Acesso em: 07 set. 2019.

FACEFACULDADE. Administração Científica e sua colaboração para as Organizações do Século XXI. Disponível em: http://facefaculdade.com.br/arquivos/revistas/A_Administrao_Cientifica_e_sua_colaborao_para_as_Organizaes_do_Sculo_XXI.pdf. Acesso em: 19 ago. 2019.

HAMPTON, David. Administração contemporânea. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1992

IBCCOACHING. Organização orgânica, empresas mecanicistas: como encontrar equilíbrio e gestão. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/organizacao-organica-empresas-mecanicistas-como-encontrar-equilibrio-gestao/. Acesso em: 07 set. 2019.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MEIRELES, Manuel; STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Teorias da administração: clássicas e modernas. São Paulo: Futura, 2003.

MOTTA, Fernando C.P. Teoria geral da administração: uma introdução. São Paulo: Pioneira Administração e Negócios, 2000.

PERIÓDICOS. UNIFOR. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rca/article/view/1715. Acesso em: 12 out. 2019.

PLORENZO, MARIANA. Modelos de Organizações. Disponível em: https://marianaplorenzo.com/2011/06/12/modelos-de-organizacoes/. Acesso em: 07 set. 2019.

ROCHA, Luiz. Empresas Mecanicistas. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/empresas-mecanicistas-luiz-rocha/. Acesso em: 07 set. 2019.

SAMPAIO, Jáder dos Reis. Qualidade de vida no trabalho e psicologia social. Casa do Psicólogo, 2004.

SOBREADMINISTRAÇÃO. Teoria das relações humanas humanizando a empresa. Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/teoria-das-relacoes-humanas-humanizando-a-empresa/. Acesso em: 12 out. 2019.

UFSM. Teoria Organizacional. Disponível em: http://w3.ufsm.br/engproducao/wp-content/uploads/teoriaorganizacional_aula%2004%2023082010%20[Modo%20de%20Compatibilidade].pdf. Acesso em: 19 ago. 2019.




Direitos autorais 2020 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Organ. Soc., Iturama (MG) - ISSN 2237-4779