DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Neila Maria de OLIVEIRA

Resumo


O presente estudo sobre dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica teve como objetivo descrever sobre os problemas de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar como estão sendo aplicadas as intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Os resultados mostram que os professores relatam que existem três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Mas, também relatam que essas dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente sobre o tema, buscou-se explicar historicamente os elementos que interferem na sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com essa pesquisa, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola. Da literatura empregada podemos citar Ferreiro (1987), Antunes (1999) Fonseca, (1995); o estudo foi de natureza quantitativa e qualitativa, além de exploratório, descritivo e analítico.

Palavras-chave


Educação. Fracasso escolar. Intervenção Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, C. A dimensão de uma mudança: atenção, criatividade, disciplina, distúrbios de aprendizagem. Propostas e projetos. São Paulo: Papirus, 1999.

ARROYO, M. G. Fracasso e Sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. Campinas: Papirus, 2001.

BRASIL. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CIASCA, S. M. Diagnóstico dos distúrbios de aprendizagem em crianças: análise de uma prática interdisciplinar. 1990. 108f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

ELKONIN, D. B. Característica general del desarrollo psíquico de losniños. In: SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; RUBINSHTEIN, S. L.; TIEPLOV, B. M. (orgs.) Psicología. México: Grijalbo, 1960.

FERREIRO, E. A criança no processo de alfabetização. São Paulo: PUC, agosto/1987.

FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.

PASQUALINI, J. C. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. In: MARTINS, L M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2014.

MALUF, M. I. Alfabetização. 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2014.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A Queiroz, 1996.




Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039