LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA

Renata Aparecida de Freitas Araújo e ANDRADE

Resumo


Uma reflexão acerca dos problemas presentes no sistema educacional atual revela que uma causa para os mesmos está na oferta de um ensino engessado, permeado de conteúdos com os quais os alunos não se identificam. Ensino esse constituído por aulas monótonas e incapazes de despertar nos educandos sensibilidade e senso crítico, características essenciais para que atuem como cidadãos capazes de contribuir para melhorias na sociedade em que se inserem, o que é considerado um dos fundamentos básicos da Educação. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a analisar as particularidades do texto literário na tentativa de evidenciar em que medida e em que intensidade a literatura em sala de aula pode contribuir para que a escola verdadeiramente execute sua função formadora, processo no qual a figura do professor torna-se essencial. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de levantar e analisar diversos pressupostos acerca de tal problemática.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039