O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA E DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Paula Pereira ARANTES, Gilcinéia A. de O. COSTA, Simone da S. BRAZ

Resumo


A presente pesquisa analisa qual o papel do supervisor escolar frente às dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, em escolas de ensino fundamental da rede municipal em um município localizado no interior de Minas Gerais. A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa. Para atingir os objetivos propostos utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada através de observação e entrevista semiestruturada com o supervisor escolar, para assim verificar a atuação profissional deste na escola. O supervisor escolar deve ser corresponsável pela construção de uma equipe escolar coesa, e do gerenciamento dos resultados do desempenho escolar obtidos pelos alunos frente às ações devidamente planejadas pelos docentes, atuando na constância de ideias do conjunto, colaborando para a melhoria no que apresenta a qualidade do ensino – aprendizagem proporcionada pela escola.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039