FORMAÇÃO DE PROFESSORES VOLTADA PARA PROMOVER APRENDIZAGENS COM SIGNIFICADO POR MEIO DE UM ENSINO DINÂMICO

Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira, José Claudio Del Pino

Resumo


Este estudo teve como objetivo promover a Educação Química desde as séries iniciais do Ensino Fundamental e instrumentalizar os professores para que desenvolvam um ensino dinâmico com atividades experimentais apropriadas. Seu desenvolvimento ocorreu durante o primeiro trimestre de 2013 e envolveu 20 professores dos 2º e 3º ciclos de formação humana que atuam em escolas públicas do município de Barra do Bugres-MT. Este relato de experiência, de caráter descritivo e exploratório, segue a abordagem quali-quantitativa. Para coletar os dados utilizou-se um questionário com 7 questões do tipo Likert. Nas formações continuadas foram realizadas atividades envolvendo leitura, análise, argumentação e conhecimentos empíricos de Química. Também foram apresentados materiais alternativos e atividades experimentais que podem ser explorados nas aulas. O estudo possibilitou levantar características do ensino de Ciências ministrado nestas escolas. Os professores elencaram as seguintes atividades experimentais que provavelmente utilizarão: 65% indicaram a atividade bola de sabão na mão, 60% o carrinho foguete, e 45% a atividade camaleão químico. Logo, atividades práticas, com materiais manipuláveis e alternativos, são recursos didáticos fundamentais para desenvolver aprendizagens significativas.

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