FORMAÇÃO DE PROFESSORES VOLTADA PARA PROMOVER APRENDIZAGENS COM SIGNIFICADO POR MEIO DE UM ENSINO DINÂMICO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AMBROGI, A. et al. Química para o magistério. São Paulo: Habra, 1995.
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Revista Ciência e Educação, v. 17, n. 4, p. 835-834, 2011.
AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 1, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. rev. Ijuí: UNIJUÍ, 2011.
COLL, C. et al. O Construtivismo na Sala de Aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, USP, São Paulo, v. 30, n. 01, p. 11-30, 2004.
GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
HURD, P. D. Scientific literacy: new mind for a changing world. Science & Education, Stanford, USA, n. 82, p. 407-416, 1998.
MANUAL DO MUNDO. Experiências. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2013.
MEDEIROS, J. B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
MOSQUERA, J. J. M. Princípios da universidade no século XXI: universidade e produção do conhecimento. In: AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. Inovação e Empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PENICK, J. E. Ensinando “alfabetização científica”. Educar em Revista, Curitiba, n. 14, p. 91-113, 1998.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PONTO CIÊNCIA. Portal de experiências da UFMG. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2013.
RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência e ensino, v. 1, número especial, 2007.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039