A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: AFETO

Kátia Cardoso Campos Simonetto

Resumo


O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. No que se refere à relação professor-aluno o elemento afetividade tem sido tema constantemente abordado. Novas investigações sobre a afetividade até então pouco estudadas, na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta foi utilizada a técnica da entrevista sendo os dados submetidos posteriormente a análise qualitativa. Mediante os apontamentos dos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central de suas percepções sobre a afetividade. As atitudes afetivas positivas de professores para com seus alunos foram apontadas como um dos pontos primordiais para o aprendizado e a permanência no curso. Os resultados confirmam a importância da afetividade na educação a distância.

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