INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE

Antônia Vilma de Lima Braga, Naime Souza Silva

Resumo


O presente artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal José Lúcio de Sampaio, situada na cidade de União de Minas-MG, com baixo rendimento de aprendizagem apresentado pelos alunos na leitura e escrita detectadas por meio de avaliações psicopedagógicas, pedagógicas e individuais pelos docentes. O projeto foi desenvolvido buscando resgatar aqueles que, em algum momento, não obtiveram o desenvolvimento em determinado conteúdo, desenvolvendo com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-os para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade. Utilizando-se da metodologia qualitativa com estudo de caso, ocorreu-se uma investigação de um sujeito particular e a pesquisa-ação, cuja função é de estudar o ambiente alfabetizador, sanando falhas encontradas. Com esses resultados satisfatórios a escola sentiu-se mais confiante em ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem, efetuando novas intervenções quando necessárias, intensificando o que deu certo e corrigindo o que deu errado, pois é direito do aluno obter em sua educação escolar as competências e habilidades postas na matriz curricular de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. B. de. Dificuldades de aprendizagem atingem cerca de 5% da população escolar. Portal Brasil, 15 jul. 2014. Disponível em: Acesso em: 14 maio 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. PACTO (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2015.

COSTA, S. F. P. Dificuldades de Aprendizagem. RPD – Revista Profissão Docente, Uberaba, v.11, n. 23, p. 154-157, jan/jul. 2011. Disponível em: Acesso em: 13 maio 2015.

DEMO, P. É errando que a gente aprende. Revista Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, ano XVI, nº 144, p.49-51, ago. 2001.

FERREIRO, E. Com todas as letras. 6. ed.. São Paulo - SP: Cortez, V. 2. 1997. (v. 2)

FONSECA, V. da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre, Artmed: 1995.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GOULART, C. M. A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. Cad. Pesquisa, nº. 110, São Paulo, julho de 2000.

HOFFMAN, J. M. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1995.

MORAIS, A. M. P. A relação entre a consciência fonológica e as dificuldades de leitura. Dissertação de Mestrado, PUC-SP, 1994.

SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2015.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.




Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039