INDISCIPLINA: O OLHAR DOS EDUCADORES

Laura Gomes Parreira Azambuja, Renata Cristina Domingos de Souza Lima

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender o que os professores da educação infantil pensam e consideram como indisciplina. O conceito de indisciplina não é estático, constante e nem universal, ele se modifica e se adequa à cultura, aos valores e às classes sociais de cada indivíduo. A escolha do tema se deu diante das diversas queixas de professores em relação aos seus alunos indisciplinados. A pesquisa adota uma metodologia de natureza qualitativa de pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário contendo cincos questões abertas, abordando a temática da indisciplina, que foi aplicado a professores da rede municipal de ensino de Iturama-MG. Para a fundamentação teórica buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996), Nascimento (2004), Carvalho (1996), Piaget (1994), Placco (2000) Silva (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que o entendimento dos professores em relação ao tema parece ser baseado num conceito tradicional de ensino, fazendo-se necessária a reflexão em relação sobre o sistema educacional vigente nas escolas, igualmente repensar sobre a formação deste profissional. O que fica claro é que as mudanças que ocorrem na sociedade interferem no comportamento e andamento de todo o grupo, o que indica que os progressos da sociedade crítica e participativa chegaram às salas de aula.

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