PRESERVAÇÃO E USOS PEDAGÓGICOS DO PATRIMÔNIO ESCOLAR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Mara Regina Prata Walério, Giseli de Oliveira Cardoso, Reginaldo Alberto Meloni

Resumo


Em muitas instituições escolares há um conjunto de objetos pedagógicos que, por razões diversas, se encontram abandonados e em processo de deterioração. No entanto, muitos desses materiais têm características tanto para serem considerados como patrimônio cultural da educação, como para serem usados para o ensino. Este conjunto é composto de muitos tipos de materiais, inclusive de objetos de educação em ciências. Neste texto será apresentada uma experiência realizada na E.E. João Ramalho, localizada no município de Diadema, SP, na qual se procurou articular ações de extensão e de pesquisa visando à conservação dos objetos de ciências que se encontravam abandonados tendo em vista três objetivos: a preservação desse patrimônio escolar, a preservação da memória institucional e a oferta de material para a educação em ciências. Na primeira parte desse texto serão relatadas as ações para preservação dos objetos, incluindo as limitações decorrentes do contexto escolar e os resultados alcançados. Na segunda parte será feita uma exposição de como esse acervo foi incorporado ao projeto pedagógico dos professores de ciências e uma avaliação qualitativa do impacto da inserção do acervo no processo pedagógico, através da análise dos relatos dos envolvidos nas atividades – professores, estudantes e servidores – e dos trabalhos produzidos pelos estudantes.

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