A CRISE DA LEITURA NA ESCOLA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E IMPLICAÇÕES

Ana Carolina Finati de Oliveira, Tayná Fernanda Lopes de Oliveira, Maria Célia Souza Guilhen Mazote

Resumo


A proposta de investigação deste trabalho baseia-se em uma análise do panorama de crise na leitura em que o Brasil se encontra. Desta forma, o artigo tem como objetivo principal oferecer informações e analisar o papel dos professores frente a essa adversidade na formação de leitores. Objetiva ainda anunciar propostas de práticas e ações pedagógicas no trabalho com a leitura nas escolas. Tais concepções irão contribuir para reflexões por parte dos professores em relação à sua formação e métodos de ensino. Trata-se de uma pesquisa de base bibliográfica na qual foi realizada uma revisão das obras dos principais autores da área da leitura. Os resultados obtidos com essa pesquisa revelam o alarmante estado de má formação de leitores no Brasil. Com base nos estudos realizados pode-se concluir que a única saída para tal crise é a melhor formação de professores no Brasil e a valorização de hábitos de leitura crítica e significativa.

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