A CRISE DA LEITURA NA ESCOLA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E IMPLICAÇÕES
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Instituto Pró-Livro, 2012.
FIGUEIREDO, José. Por que o brasileiro lê tão pouco? 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2015.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. (Volume I)
KLEIMAN, Angela. Oficinas de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1998.
LEAL, Leiva de Figueiredo Viana Leal. Leitura e Formação de Professores. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B; MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto
Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Leitura prazer: interação participativa da criança com a literatura infantil na escola. São Paulo: Paulinas, 1996.
PERISSÉ, Gabriel; MATOS, Nailton Santos de. Leitura e professores: uma relação em crise. São Paulo, 2010.
PETIT, Michèle. A arte de ler. São Paulo: Ed. 34, 2009.
PORTAL TERRA. Ibope: 75% da população não sabe ler direito. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2015.
SILVA, Ezequiel Theodoro; ZILBERMAN, Regina. Leitura, perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1998.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas, SP: Papirus, 1986.
______. Formação de leitores literários: o professor leitor. In: SANTOS, Fabiano dos; NETO, José C. Marques; RÖSING, Tania M. K. Mediação de Leitura: discussão e alternativas para formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 1998.
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039