A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Lilian dos Santos Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar a possibilidade de se potencializar experiências subjetivas na aprendizagem, por meio de percepções sobre o tempo presentes na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, tendo Machado de Assis como intercessor. Para tanto, convoca-se Gilles Deleuze e Félix Guattari como referenciais teóricos a fim de conceituar intercessor, experiências subjetivas e signo. A metodologia fundamenta-se no acolhimento da percepção como o próprio elemento intercessor, não sendo a interpretação proposta uma hermenêutica, que desvela a verdade pela verdade. A partir dessa proposta, busca-se apontar algumas reflexões que essas percepções podem trazer ao aluno, pensando em componentes de subjetividade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Mario de. Machado de Assis. In: Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, [1939] 1974.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, [1888] 1994.

BALADI, Mauro. In: SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto. São Paulo: Edusp, 2004.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1972.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio. 2. ed. de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2007. (Vol. 1)

______. O que é Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GALLO, Silvio Donizetti. As múltiplas dimensões do aprender. Congresso de Educação Básica Aprendizagem e Currículo, 2012. Disponível em: Acesso em: 25 out. 2014.

GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Notas de Aula. Disciplina: Literatura Brasileira IV, curso de Letras, FFLCH/USP. Aula: Machado de Assis, Memórias Póstumas. Set. 2013.

GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século 19. 2001. 436f. Tese (Doutorado em Literatura) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura – uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1999.

PROUST, Marcel. Em Busca do Tempo Perdido: No Caminho de Swann. Tradução: Mario Quintana. São Paulo: Ed. Globo, 1997.

ROLNIK, S.; GUATTARI, F. Micropolítica: cartografias do desejo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, [1981] 2005.

______. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, [1981] 1985.

SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto. São Paulo: Edusp, 2004.

SCHWARZ, Roberto. Machado de Assis: O enigma do olhar. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

______. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidade, 1981.




Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039